ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM CELEBRA O DIA DO AUTISMO

3 de abril de 2014, por Leandro Perché

Em homenagem ao Dia do Autismo, celebrado mundialmente no dia 02 de abril, a Câmara Municipal de Contagem teve, nesta semana, sua recepção iluminada por lâmpadas azuis – cor símbolo do autismo -, além de contribuir para a divulgação da doença, realizando debates e outras iniciativas em parceria com a Prefeitura.

O tema marcou a plenária da última terça-feira (01), quando o 1º secretário da Câmara, vereador Beto Diniz (PCdoB), utilizou o grande expediente para apresentar algumas informações sobre o autismo. “O autista nasce com um transtorno neurobiológico, ou seja, uma alteração no desenvolvimento que faz com que ele tenha dificuldades no relacionamento com as pessoas e com o ambiente onde vive. Ele precisa, assim, de ajuda para se desenvolver e superar suas limitações”, explicou.

Lembrando que o autismo ainda não tem cura, não se transmite e não é causado por hábitos ou acidentes, o parlamentar apresentou alguns dados sobre o transtorno: “Atualmente, o número mais aceito é de que haja dois milhões de pessoas com autismo no Brasil, cerca de 1% da população. No mundo, a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que tenhamos 70 milhões de autistas”.

Ações da Câmara

Beto Diniz ressaltou a necessidade de esforços conjuntos para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo, não apenas da comunidade científica, mas também do Poder Público e de toda a sociedade. Neste sentido, o Legislativo de Contagem tem feito sua parte, com a aprovação de leis que beneficiam esse público e com participação há três anos na divulgação da doença no Dia do Autismo.

O parlamentar lembrou que, em 2012, os vereadores aprovaram duas leis de sua autoria relacionadas ao tema: a Lei 4508, que instituiu o Dia Municipal da Pessoa com Autismo, acompanhado de ações de divulgação da doença; e a Lei 4552, que reconhece o autismo como deficiência, para que os autistas pudessem usufruir dos mesmos programas e políticas das pessoas com deficiência. Outra matéria aprovada no mesmo ano, esta de autoria do vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), garante a gratuidade para as pessoas com autismo nos transportes públicos do Município.

“O autista precisa de muito amor, carinho e atenção. Ele deve ser respeitado, incluído no meio social e estimulado a acreditar em seu potencial”, disse Beto Diniz, concluindo seu discurso. Em aparte, o vereador Arnaldo de Oliveira completou: “todos nós temos o direito a ocupar os nossos espaços na sociedade, seja o autista, o deficiente físico, visual, auditivo; e essas iniciativas são muito importantes nesse sentido”.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem