ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM CELEBRA O DIA DO AUTISMO

3 de abril de 2014, por Leandro Perché

Em homenagem ao Dia do Autismo, celebrado mundialmente no dia 02 de abril, a Câmara Municipal de Contagem teve, nesta semana, sua recepção iluminada por lâmpadas azuis – cor símbolo do autismo -, além de contribuir para a divulgação da doença, realizando debates e outras iniciativas em parceria com a Prefeitura.

O tema marcou a plenária da última terça-feira (01), quando o 1º secretário da Câmara, vereador Beto Diniz (PCdoB), utilizou o grande expediente para apresentar algumas informações sobre o autismo. “O autista nasce com um transtorno neurobiológico, ou seja, uma alteração no desenvolvimento que faz com que ele tenha dificuldades no relacionamento com as pessoas e com o ambiente onde vive. Ele precisa, assim, de ajuda para se desenvolver e superar suas limitações”, explicou.

Lembrando que o autismo ainda não tem cura, não se transmite e não é causado por hábitos ou acidentes, o parlamentar apresentou alguns dados sobre o transtorno: “Atualmente, o número mais aceito é de que haja dois milhões de pessoas com autismo no Brasil, cerca de 1% da população. No mundo, a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que tenhamos 70 milhões de autistas”.

Ações da Câmara

Beto Diniz ressaltou a necessidade de esforços conjuntos para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo, não apenas da comunidade científica, mas também do Poder Público e de toda a sociedade. Neste sentido, o Legislativo de Contagem tem feito sua parte, com a aprovação de leis que beneficiam esse público e com participação há três anos na divulgação da doença no Dia do Autismo.

O parlamentar lembrou que, em 2012, os vereadores aprovaram duas leis de sua autoria relacionadas ao tema: a Lei 4508, que instituiu o Dia Municipal da Pessoa com Autismo, acompanhado de ações de divulgação da doença; e a Lei 4552, que reconhece o autismo como deficiência, para que os autistas pudessem usufruir dos mesmos programas e políticas das pessoas com deficiência. Outra matéria aprovada no mesmo ano, esta de autoria do vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), garante a gratuidade para as pessoas com autismo nos transportes públicos do Município.

“O autista precisa de muito amor, carinho e atenção. Ele deve ser respeitado, incluído no meio social e estimulado a acreditar em seu potencial”, disse Beto Diniz, concluindo seu discurso. Em aparte, o vereador Arnaldo de Oliveira completou: “todos nós temos o direito a ocupar os nossos espaços na sociedade, seja o autista, o deficiente físico, visual, auditivo; e essas iniciativas são muito importantes nesse sentido”.

Veja mais notícias

Ouvidoria da Câmara: compromisso com o cidadão

As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...

19 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa

Documento na mão: Posto de Identificação da Câmara entrega quase 3 ...

“Facilitou muito a vida, principalmente para quem tem alguma deficiência ou dificuldade de mobilidade. Assim, não precisamos nos deslocar para luga...

16 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa

Recorde de produção legislativa: Mais de 500 projetos apresentados ...

O primeiro ano da 20ª Legislatura da Câmara de Contagem foi marcado por intensa produção legislativa: foram protocolados 583 projetos de lei (PL) e...

12 de janeiro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem