ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM CELEBRA O DIA DO AUTISMO

3 de abril, por Leandro Perché

Em homenagem ao Dia do Autismo, celebrado mundialmente no dia 02 de abril, a Câmara Municipal de Contagem teve, nesta semana, sua recepção iluminada por lâmpadas azuis – cor símbolo do autismo -, além de contribuir para a divulgação da doença, realizando debates e outras iniciativas em parceria com a Prefeitura.

O tema marcou a plenária da última terça-feira (01), quando o 1º secretário da Câmara, vereador Beto Diniz (PCdoB), utilizou o grande expediente para apresentar algumas informações sobre o autismo. “O autista nasce com um transtorno neurobiológico, ou seja, uma alteração no desenvolvimento que faz com que ele tenha dificuldades no relacionamento com as pessoas e com o ambiente onde vive. Ele precisa, assim, de ajuda para se desenvolver e superar suas limitações”, explicou.

Lembrando que o autismo ainda não tem cura, não se transmite e não é causado por hábitos ou acidentes, o parlamentar apresentou alguns dados sobre o transtorno: “Atualmente, o número mais aceito é de que haja dois milhões de pessoas com autismo no Brasil, cerca de 1% da população. No mundo, a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que tenhamos 70 milhões de autistas”.

Ações da Câmara

Beto Diniz ressaltou a necessidade de esforços conjuntos para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo, não apenas da comunidade científica, mas também do Poder Público e de toda a sociedade. Neste sentido, o Legislativo de Contagem tem feito sua parte, com a aprovação de leis que beneficiam esse público e com participação há três anos na divulgação da doença no Dia do Autismo.

O parlamentar lembrou que, em 2012, os vereadores aprovaram duas leis de sua autoria relacionadas ao tema: a Lei 4508, que instituiu o Dia Municipal da Pessoa com Autismo, acompanhado de ações de divulgação da doença; e a Lei 4552, que reconhece o autismo como deficiência, para que os autistas pudessem usufruir dos mesmos programas e políticas das pessoas com deficiência. Outra matéria aprovada no mesmo ano, esta de autoria do vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), garante a gratuidade para as pessoas com autismo nos transportes públicos do Município.

“O autista precisa de muito amor, carinho e atenção. Ele deve ser respeitado, incluído no meio social e estimulado a acreditar em seu potencial”, disse Beto Diniz, concluindo seu discurso. Em aparte, o vereador Arnaldo de Oliveira completou: “todos nós temos o direito a ocupar os nossos espaços na sociedade, seja o autista, o deficiente físico, visual, auditivo; e essas iniciativas são muito importantes nesse sentido”.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem