O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, ainda não acabou para o Legislativo de Contagem. Parte das iniciativas da Câmara em homenagem à data, a tribuna livre desta terça-feira (08) contou com a participação do Grupo de Apoio a Pais de Autistas (A+) e do Grupo de Inclusão Escolar de Contagem, representados por Luiz de Freitas Silva, que falou sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com autismo no Município, principalmente na área da educação.
Freitas iniciou sua exposição apresentando o A+, que estava presente em plenário com camisas e faixas. Segundo ele, o grupo existe há um ano, quando começou com apenas cinco mães, e, hoje, integra mais de 70 mães. “O objetivo é levar informações sobre o autismo a toda sociedade, compartilhar experiências e acolher famílias afetadas por essa síndrome, levando informações com a promoção de encontros com profissionais da área e confraternizações para maior integração e socialização desses grupos”, destacou.
Uma das reivindicações levadas à Câmara foi a da necessidade de adequar as escolas do município para promover a inclusão e aprendizado de alunos com autismo. “No momento em que o sistema educacional de Contagem já conseguiu assegurar o acesso de alunos com autismo às escolas comuns e regulares, o próximo passo seria o de oferecer condições para que possam desenvolver ao máximo o potencial desses alunos com necessidades educacionais especiais”, afirmou.
Dentre as sugestões para a melhoria da educação desses jovens, Freitas listou: a seleção do estagiário mediador/professor de apoio deveria ser no início do ano letivo; esse estagiário deve ser capacitado para favorecer o aprendizado e a interação com outros alunos; esse profissional deve ser capacitado e apoiado continuamente de forma adequada; adequação curricular e metodológica para alunos autistas; avaliação e relatório contínuo desses alunos; e a implantação do plano de desenvolvimento individual desses estudantes para nortear sua educação.
Ao final, o representante do A+ pediu que toda a sociedade abrace a causa, e agradeceu ao Legislativo de Contagem – na figura do presidente da Câmara, vereador Teteco (PMDB), e dos vereadores Beto Diniz (PCdoB) e Arnaldo de Oliveira (PTB) – pela contribuição na conscientização dos munícipes durante a Semana do Autismo.
Vereadores abraçam a causa
O vereador Beto Diniz, autor de duas leis que beneficiam os autistas no município, destacou a importância das ações do Dia do Autista em Contagem e reafirmou seu apoio à causa. “Venho me colocar à disposição para acompanhar o grupo de pais em visitas aos órgãos e secretarias de Contagem para ampliarmos nossa luta junto à Prefeitura por políticas que atendam os autistas. Podem contar comigo”, afirmou.
Líder de governo na Câmara, Arnaldo de Oliveira exaltou o trabalho do grupo de pais, dos vereadores e da Prefeitura pelo bem estar dos autistas. “É gratificante ver na cidade cada vez mais as pessoas interessadas em servir ao próximo”, disse. “É importante encaminharmos essas reivindicações à Secretaria de Educação. Houve um passo importante da Prefeitura e da Secretaria, com os estagiários capacitados, e é importante colocarmos essas questões, para que esses profissionais não sejam simples cuidadores, mas um acompanhamento pedagógico para os autistas”, concluiu.
Por fim, os parlamentares deram parecer favorável pela realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Contagem no próximo dia 23 de abril às 14h.
Autismo
O autismo é uma disfunção cerebral que se reflete no desenvolvimento global e que afeta a capacidade de comunicação e o comportamento adequado ao ambiente. É comum que as pessoas com autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuam grande interesse por temas pouco usuais e apresentem alterações sensoriais que podem levar a dificuldades na percepção e capacidade motora. A gravidade e os sintomas do autismo variam amplamente de um indivíduo para outro.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...