ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

A cinco dias da eleição, vereadores falam sobre o Legislativo em plenário

28 de setembro de 2016, por Lorena Carazza

No próximo domingo (2), os eleitores de Contagem escolherão, por meio das urnas, os 21 parlamentares que comporão a Câmara Municipal nos próximos quatro anos – 2017/2020. A partir da próxima plenária, que deve acontecer na terça-feira, 4 de outubro, já será de conhecimento geral a nova composição do Legislativo. Por este motivo, a reunião ordinária desta terça-feira (27), última antes das eleições, foi marcada por depoimentos e reflexões sobre este processo eleitoral.

Quem começou a discussão foi Obelino Marques (PT), que além de falar sobre suas expectativas pessoais, analisou de forma geral o trabalho e o papel do legislador, ao mesmo tempo em que elogiou a conduta de alguns colegas que não retornarão no ano que vem – como é o caso de William Barreiro (PSB), que concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa com Alex de Freitas (PSDB), e de Beto Diniz (PV), que por questões pessoais não se candidatou novamente.

Obelino destacou que a renovação da Câmara é importante, pois ela traz a renovação das ideias. “E que os novos não venham com os velhos vícios, mas com novas ideias”. Outra questão analisada por Obelino foi o necessário posicionamento autônomo do parlamentar com relação ao Executivo. Explicando de forma breve a autonomia entre os poderes, o vereador analisou que, quando um poder se sobrepõe ao outro, a democracia fica ameaçada.

“Somos o tempo todo tentados a ficar numa posição mais cômoda e se anular como parlamentar para ter os benefícios do Executivo. Isso porque, quando você se posiciona, você contraria interesses da Prefeitura, mas em compensação está a favor dos interesses da população. O parlamentar que vem aqui e se anula não é digno de representar o povo. Este é um poder de equilíbrio. Quando ele se anula, ele quebra a ‘perna’ e a população perde sua sustentação, fica mesmo sem equilíbrio”, finalizou.

Ivayr Soalheiro (PDT), em aparte, disse que cada um dos vereadores da Câmara está construindo suas próprias histórias políticas, e alertou que a conduta de cada um vai sendo traçada ao longo da legislatura. “Aqui se faz o amadurecimento político do parlamentar. Entramos cheios de sonhos e de desejo de mudanças, e no caminho vamos mudando as posições e as convicções. No fim, o eleitorado, cidadão, avalia nossas posições”.

Ao encerrar sua participação na discussão, Ivayr também falou individualmente sobre William e Beto, além de Rodinei e Professor Irineu Inácio, ambos do PSD. Rodinei é candidato a prefeito e Irineu, inicialmente cabeça de chapa junto com seu correligionário, segue trabalhando pela eleição de seu filho. Encerrando a plenária, William, Alex Chiodi (SD) e Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) também abordaram o processo eleitoral.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem