ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

A cinco dias da eleição, vereadores falam sobre o Legislativo em plenário

28 de setembro de 2016, por Lorena Carazza

No próximo domingo (2), os eleitores de Contagem escolherão, por meio das urnas, os 21 parlamentares que comporão a Câmara Municipal nos próximos quatro anos – 2017/2020. A partir da próxima plenária, que deve acontecer na terça-feira, 4 de outubro, já será de conhecimento geral a nova composição do Legislativo. Por este motivo, a reunião ordinária desta terça-feira (27), última antes das eleições, foi marcada por depoimentos e reflexões sobre este processo eleitoral.

Quem começou a discussão foi Obelino Marques (PT), que além de falar sobre suas expectativas pessoais, analisou de forma geral o trabalho e o papel do legislador, ao mesmo tempo em que elogiou a conduta de alguns colegas que não retornarão no ano que vem – como é o caso de William Barreiro (PSB), que concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa com Alex de Freitas (PSDB), e de Beto Diniz (PV), que por questões pessoais não se candidatou novamente.

Obelino destacou que a renovação da Câmara é importante, pois ela traz a renovação das ideias. “E que os novos não venham com os velhos vícios, mas com novas ideias”. Outra questão analisada por Obelino foi o necessário posicionamento autônomo do parlamentar com relação ao Executivo. Explicando de forma breve a autonomia entre os poderes, o vereador analisou que, quando um poder se sobrepõe ao outro, a democracia fica ameaçada.

“Somos o tempo todo tentados a ficar numa posição mais cômoda e se anular como parlamentar para ter os benefícios do Executivo. Isso porque, quando você se posiciona, você contraria interesses da Prefeitura, mas em compensação está a favor dos interesses da população. O parlamentar que vem aqui e se anula não é digno de representar o povo. Este é um poder de equilíbrio. Quando ele se anula, ele quebra a ‘perna’ e a população perde sua sustentação, fica mesmo sem equilíbrio”, finalizou.

Ivayr Soalheiro (PDT), em aparte, disse que cada um dos vereadores da Câmara está construindo suas próprias histórias políticas, e alertou que a conduta de cada um vai sendo traçada ao longo da legislatura. “Aqui se faz o amadurecimento político do parlamentar. Entramos cheios de sonhos e de desejo de mudanças, e no caminho vamos mudando as posições e as convicções. No fim, o eleitorado, cidadão, avalia nossas posições”.

Ao encerrar sua participação na discussão, Ivayr também falou individualmente sobre William e Beto, além de Rodinei e Professor Irineu Inácio, ambos do PSD. Rodinei é candidato a prefeito e Irineu, inicialmente cabeça de chapa junto com seu correligionário, segue trabalhando pela eleição de seu filho. Encerrando a plenária, William, Alex Chiodi (SD) e Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) também abordaram o processo eleitoral.

Veja mais notícias

Câmara comemora 114 anos de Contagem com Mérito Legislativo

A Câmara de Contagem realizou, na noite desta quinta-feira (4/9), a tradicional cerimônia de entrega dos diplomas de Mérito Legislativo em comemora...

5 de setembro, por Lorena Carazza

Projeto institui Política de Arborização Urbana em Contagem

Ondas de calor, inundações, secas, tempestades severas e furacões. Os eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o...

5 de setembro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores e consultoria iniciam análise de Códigos de Posturas, Ob...

A Comissão Especial da Câmara de Contagem realizou, nesta quarta-feira (03/09), uma reunião com a maioria dos vereadores, para iniciar o trabalho d...

4 de setembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem