O vereador e presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV), acompanhado dos colegas parlamentares Bruno Barreiro (PV), Capitão Fontes (PMDB), Caxicó (PPS), Daniel do Irineu (PP), Glória da Aposentadoria (PRB), Ivayr Soalheiro (PDT) e Silvinha Dudu (PCdoB), marcou presença, na tarde desta sexta-feira (14/07), no lançamento da Pedra Fundamental da primeira Escola em Tempo Integral de Contagem. O evento aconteceu no local onde será construída a escola – na Rua Magnólia, no Bairro Arvoredo, Regional Ressaca. No total, serão construídas oito, uma em cada regional da cidade.
O prefeito Alex de Freitas e o vice-prefeito William Barreiro receberam diversas autoridades, entre elas deputados federais, deputados estaduais, secretários municipais, administradores regionais, estudantes, professores e representantes da comunidade local. Todos puderam assistir a números artísticos e à instalação de uma cápsula do tempo com mensagens de lideranças comunitárias, professores, estudantes e pais de alunos, que só será aberta daqui a 20 anos, falando de seus sonhos para Contagem.
A Escola em Tempo Integral que será construída no bairro Arvoredo deverá custar R$ 18 milhões, e tem um projeto totalmente sustentável, com iluminação led, reutilização de água pluvial, aquecimento solar, coleta seletiva de lixo, ventilação e iluminação natural. Contará também uma piscina aquecida semi-olímpica; com ginásio poliesportivo, pistas de atletismo e de skate, biblioteca ampla, auditório, espaços profissionalizantes, salas reversíveis, centro de línguas estrangeiras, sala de robótica, programação e produção de games e um espaço de Comunicação, com estúdios de TV, Rádio e recursos para a produção de sites, blogs, jornais e revistas digitais.
Além disso, terá o Complexo das Artes, o Espaço Experimental, o Espaço das Práticas Corporais, as salas de aula organizadas em distintas áreas de trabalho, com estrutura e mobiliário flexível, colorido, personalizado para diferentes arranjos de grupos de aprendizagem, áreas de convivência, ferramentas tecnológicas e recursos pedagógicos diferenciados e inovadores.
O modelo, segundo o prefeito Alex de Freitas, será novidade em Contagem, com atividades que promovam a interação entre grupos de estudantes de Contagem, do Brasil e de outros países, dinâmicas de ensino e aprendizagem diversificadas e uma forte dimensão tecnológica. “Entendemos que educação não é privilégio, mas um direito de todos. Vamos construir uma escola totalmente digital, a primeira nesses moldes no Brasil. Nós não queremos reinventar a roda, mas implantar na cidade o que há de melhor, aquilo que vai dar certo. E muito em breve, as notas de nossos alunos no IDEB não serão preocupantes como hoje, mas motivo de orgulho para todos nós”, ressalta.
A escola terá capacidade para atender 560 estudantes, mas a proposta da Secretaria de Educação é que a instituição também atenda alunos matriculados em outras instituições municipais de ensino da região. Assim, cerca de 2 mil estudantes poderão participar de atividades complementares, como cursos profissionalizantes, estudo de língua estrangeira, artes e uso de diversas tecnologias, atividades esportivas, estudo de música e preparação para o ingresso e permanência no mundo do trabalho.
A expectativa é de que a primeira escola em tempo integral de Contagem comece a funcionar no segundo semestre de 2018.
*Por Fleury Rosa
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...