ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores marcam presença no lançamento da pedra fundamental da primeira escola em tempo integral de Contagem

14 de julho, por lorena.carazza

O vereador e presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV), acompanhado dos colegas parlamentares Bruno Barreiro (PV), Capitão Fontes (PMDB), Caxicó (PPS), Daniel do Irineu (PP), Glória da Aposentadoria (PRB), Ivayr Soalheiro (PDT) e Silvinha Dudu (PCdoB), marcou presença, na tarde desta sexta-feira (14/07), no lançamento da Pedra Fundamental da primeira Escola em Tempo Integral de Contagem. O evento aconteceu no local onde será construída a escola – na Rua Magnólia, no Bairro Arvoredo, Regional Ressaca. No total, serão construídas oito, uma em cada regional da cidade.

O prefeito Alex de Freitas e o vice-prefeito William Barreiro receberam diversas autoridades, entre elas deputados federais, deputados estaduais, secretários municipais, administradores regionais, estudantes, professores e representantes da comunidade local. Todos puderam assistir a números artísticos e à instalação de uma cápsula do tempo com mensagens de lideranças comunitárias, professores, estudantes e pais de alunos, que só será aberta daqui a 20 anos, falando de seus sonhos para Contagem.

A Escola em Tempo Integral que será construída no bairro Arvoredo deverá custar R$ 18 milhões, e tem um projeto totalmente sustentável, com iluminação led, reutilização de água pluvial, aquecimento solar, coleta seletiva de lixo, ventilação e iluminação natural. Contará também uma piscina aquecida semi-olímpica; com ginásio poliesportivo, pistas de atletismo e de skate, biblioteca ampla, auditório, espaços profissionalizantes, salas reversíveis, centro de línguas estrangeiras, sala de robótica, programação e produção de games e um espaço de Comunicação, com estúdios de TV, Rádio e recursos para a produção de sites, blogs, jornais e revistas digitais.

Além disso, terá o Complexo das Artes, o Espaço Experimental, o Espaço das Práticas Corporais, as salas de aula organizadas em distintas áreas de trabalho, com estrutura e mobiliário flexível, colorido, personalizado para diferentes arranjos de grupos de aprendizagem, áreas de convivência, ferramentas tecnológicas e recursos pedagógicos diferenciados e inovadores.

O modelo, segundo o prefeito Alex de Freitas, será novidade em Contagem, com atividades que promovam a interação entre grupos de estudantes de Contagem, do Brasil e de outros países, dinâmicas de ensino e aprendizagem diversificadas e uma forte dimensão tecnológica. “Entendemos que educação não é privilégio, mas um direito de todos. Vamos construir uma escola totalmente digital, a primeira nesses moldes no Brasil. Nós não queremos reinventar a roda, mas implantar na cidade o que há de melhor, aquilo que vai dar certo. E muito em breve, as notas de nossos alunos no IDEB não serão preocupantes como hoje, mas motivo de orgulho para todos nós”, ressalta.

A escola terá capacidade para atender 560 estudantes, mas a proposta da Secretaria de Educação é que a instituição também atenda alunos matriculados em outras instituições municipais de ensino da região. Assim, cerca de 2 mil estudantes poderão participar de atividades complementares, como cursos profissionalizantes, estudo de língua estrangeira, artes e uso de diversas tecnologias, atividades esportivas, estudo de música e preparação para o ingresso e permanência no mundo do trabalho.

A expectativa é de que a primeira escola em tempo integral de Contagem comece a funcionar no segundo semestre de 2018.

*Por Fleury Rosa

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem