ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Escola do Legislativo de Contagem se fortalece com as reuniões de Conselho

27 de setembro, por lorena.carazza

Em meados de agosto, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem voltou a se reunir, com nova equipe e novas ideias, após alguns meses de inatividade. O objetivo foi traçar objetivos e metas para o fortalecimento da escola.

Assim, a equipe da Escola, composta pelo seu diretor, vereador Leo Motta (PSDC), alguns servidores do órgão, e representantes da Diretoria Legislativa, Diretoria Administrativa e da Corregedoria da Câmara, têm se reunido periodicamente.

A última reunião do Conselho aconteceu na última quinta (21/09), quando foram avaliadas pela equipe as últimas realizações da Escola – projeto “Câmara Aberta”, a parceria com a FDCOM e o seminário “Encontros com a Política” – e traçar um cronograma para o mês de outubro.

Uma das ideias que surgiram no encontro foi a realização de uma palestra com o objetivo de analisar as receitas do município de Contagem, em parceria com a Controladoria da Prefeitura. Esta ação já acontece usualmente na Câmara, em forma de audiência pública de prestação de contas quadrimestral. Neste caso, então, a Escola funcionaria como uma interlocutora, fomentando a participação popular nestas audiências.

Outra novidade trazida no último encontro foi o processo de filiação da escola do Legislativo de Contagem à ABEL (Associação Brasileira das Escolas do legislativo e de Contas). Trata-se de uma sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega Escolas, Centros de Treinamento, Institutos de Estudos e Pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal. Sua finalidade maior é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas por meio de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.

Nos moldes da Escola do Legislativo da Câmara Federal, da Assembleia de Minas e também da Câmara de Belo Horizonte, a Escola do Legislativo de Contagem pretende participar do projeto “Parlamento Jovem” no ano de 2019. Em 2014, a Escola do Legislativo de Contagem chegou a ser parceira da Assembleia e da PUC Minas neste projeto, que agora deve ser integralmente abraçado por Contagem.

As reuniões do Conselho da Escola do Legislativo de Contagem continuam acontecendo quinzenalmente, com a expectativa de traçar objetivos de curto, médio e longo prazos.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem