Em meados de agosto, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem voltou a se reunir, com nova equipe e novas ideias, após alguns meses de inatividade. O objetivo foi traçar objetivos e metas para o fortalecimento da escola.
Assim, a equipe da Escola, composta pelo seu diretor, vereador Leo Motta (PSDC), alguns servidores do órgão, e representantes da Diretoria Legislativa, Diretoria Administrativa e da Corregedoria da Câmara, têm se reunido periodicamente.
A última reunião do Conselho aconteceu na última quinta (21/09), quando foram avaliadas pela equipe as últimas realizações da Escola – projeto “Câmara Aberta”, a parceria com a FDCOM e o seminário “Encontros com a Política” – e traçar um cronograma para o mês de outubro.
Uma das ideias que surgiram no encontro foi a realização de uma palestra com o objetivo de analisar as receitas do município de Contagem, em parceria com a Controladoria da Prefeitura. Esta ação já acontece usualmente na Câmara, em forma de audiência pública de prestação de contas quadrimestral. Neste caso, então, a Escola funcionaria como uma interlocutora, fomentando a participação popular nestas audiências.
Outra novidade trazida no último encontro foi o processo de filiação da escola do Legislativo de Contagem à ABEL (Associação Brasileira das Escolas do legislativo e de Contas). Trata-se de uma sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega Escolas, Centros de Treinamento, Institutos de Estudos e Pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal. Sua finalidade maior é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas por meio de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.
Nos moldes da Escola do Legislativo da Câmara Federal, da Assembleia de Minas e também da Câmara de Belo Horizonte, a Escola do Legislativo de Contagem pretende participar do projeto “Parlamento Jovem” no ano de 2019. Em 2014, a Escola do Legislativo de Contagem chegou a ser parceira da Assembleia e da PUC Minas neste projeto, que agora deve ser integralmente abraçado por Contagem.
As reuniões do Conselho da Escola do Legislativo de Contagem continuam acontecendo quinzenalmente, com a expectativa de traçar objetivos de curto, médio e longo prazos.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...