ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

LEGISLATIVO DE CONTAGEM PARTICIPA DA ABERTURA DO PARLAMENTO JOVEM 2014

7 de abril de 2014, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem – por meio de sua Escola do Legislativo -, em parceria com as Câmaras Municipais de Belo Horizonte e de Betim e com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), realizou na última quinta-feira (03) a abertura da edição 2014 do Parlamento Jovem Polo BH.

Realizado desde 2004 pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC, o Parlamento Jovem é um programa de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento. Na edição deste ano, que trabalhará com o tema “Envelhecimento com Qualidade de Vida”, houve a inclusão de Contagem e Betim no Polo BH.

Na solenidade, que contou com a presença de centenas de estudantes das escolas participantes, o Legislativo de Contagem foi representado por seu 2º vice-presidente, Eduardo Sendon (PSDB), que também é o diretor da Escola do Legislativo de Contagem. Compondo a mesa de abertura, junto ao Pró-reitor de Extensão da PUC, professor Wanderley Chieppe, e ao presidente da Câmara de BH, vereador Léo Burguês, Sendon ressaltou a importância do programa para os jovens de Contagem.

“Hoje, as pessoas têm uma ideia muito ruim de política; quando, na verdade, a política é um instrumento nobre de mudança da vida das pessoas para melhor. Com o Parlamento Jovem, teremos a oportunidade de mostrar para a nossa juventude que a política tem de ser praticada por todos, pois está relacionada à vida de todos; e de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, e que saibam formar suas opiniões”, destacou Sendon. “É um instrumento para aproximar a Câmara da população e mostrar qual o papel político de cada cidadão na sociedade”, completou.

Após o momento político de abertura, os presentes assistiram palestras da Coordenadora do Parlamento Jovem BH, Dora Cardoso, que falou sobre a história e a metodologia do Programa, e da médica geriatra Dra. Karla Giacomini, que palestrou sobre o tema da edição 2014 do Projeto – Envelhecimento com Qualidade de Vida.

PJ em Contagem

Neste ano, o Parlamento Jovem de Contagem vai trabalhar com 60 estudantes de três escolas de ensino médio da cidade: a Escola Estadual José da Silva Couto, localizada na região do Ressaca, a Funec Nova Contagem e o Instituto Educacional Novos Tempos, que fica na região da Sede.

Na etapa local, os monitores vão trabalhar a formação política dos jovens, explicando características e atribuições do Poder Legislativo e trabalhando o tema proposto pelo Projeto neste ano. A partir daí, os estudantes poderão formular propostas ou ações relativas ao “Envelhecimento com Qualidade de Vida” que serão debatidas e selecionadas em uma plenária realizada na Câmara de Contagem.

A etapa seguinte é a regional, e vai envolver as Câmaras do Polo BH. Nela, as ações escolhidas nas plenárias municipais serão levadas a uma votação que vai selecionar as propostas que serão apresentadas pelo Polo na etapa seguinte.

A etapa estadual vai envolver todas as Câmaras do estado que participam do Projeto Parlamento Jovem. Neste evento, será escolhida uma única proposta, que será levada para a Assembleia Legislativa de Minas, e que poderá dar origem a uma ação ou até mesmo um projeto de lei estadual.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem