ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

LEGISLATIVO DE CONTAGEM PARTICIPA DA ABERTURA DO PARLAMENTO JOVEM 2014

7 de abril, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem – por meio de sua Escola do Legislativo -, em parceria com as Câmaras Municipais de Belo Horizonte e de Betim e com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), realizou na última quinta-feira (03) a abertura da edição 2014 do Parlamento Jovem Polo BH.

Realizado desde 2004 pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC, o Parlamento Jovem é um programa de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento. Na edição deste ano, que trabalhará com o tema “Envelhecimento com Qualidade de Vida”, houve a inclusão de Contagem e Betim no Polo BH.

Na solenidade, que contou com a presença de centenas de estudantes das escolas participantes, o Legislativo de Contagem foi representado por seu 2º vice-presidente, Eduardo Sendon (PSDB), que também é o diretor da Escola do Legislativo de Contagem. Compondo a mesa de abertura, junto ao Pró-reitor de Extensão da PUC, professor Wanderley Chieppe, e ao presidente da Câmara de BH, vereador Léo Burguês, Sendon ressaltou a importância do programa para os jovens de Contagem.

“Hoje, as pessoas têm uma ideia muito ruim de política; quando, na verdade, a política é um instrumento nobre de mudança da vida das pessoas para melhor. Com o Parlamento Jovem, teremos a oportunidade de mostrar para a nossa juventude que a política tem de ser praticada por todos, pois está relacionada à vida de todos; e de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, e que saibam formar suas opiniões”, destacou Sendon. “É um instrumento para aproximar a Câmara da população e mostrar qual o papel político de cada cidadão na sociedade”, completou.

Após o momento político de abertura, os presentes assistiram palestras da Coordenadora do Parlamento Jovem BH, Dora Cardoso, que falou sobre a história e a metodologia do Programa, e da médica geriatra Dra. Karla Giacomini, que palestrou sobre o tema da edição 2014 do Projeto – Envelhecimento com Qualidade de Vida.

PJ em Contagem

Neste ano, o Parlamento Jovem de Contagem vai trabalhar com 60 estudantes de três escolas de ensino médio da cidade: a Escola Estadual José da Silva Couto, localizada na região do Ressaca, a Funec Nova Contagem e o Instituto Educacional Novos Tempos, que fica na região da Sede.

Na etapa local, os monitores vão trabalhar a formação política dos jovens, explicando características e atribuições do Poder Legislativo e trabalhando o tema proposto pelo Projeto neste ano. A partir daí, os estudantes poderão formular propostas ou ações relativas ao “Envelhecimento com Qualidade de Vida” que serão debatidas e selecionadas em uma plenária realizada na Câmara de Contagem.

A etapa seguinte é a regional, e vai envolver as Câmaras do Polo BH. Nela, as ações escolhidas nas plenárias municipais serão levadas a uma votação que vai selecionar as propostas que serão apresentadas pelo Polo na etapa seguinte.

A etapa estadual vai envolver todas as Câmaras do estado que participam do Projeto Parlamento Jovem. Neste evento, será escolhida uma única proposta, que será levada para a Assembleia Legislativa de Minas, e que poderá dar origem a uma ação ou até mesmo um projeto de lei estadual.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem