Mais de 200 estudantes do ensino médio participaram, nesta segunda-feira (23), do primeiro Aulão Solidário de Redação para o Enem, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem, no plenário da Casa Legislativa. A atividade reuniu alunos do Instituto Maria Montessori, de várias unidades da Funec, do Colégio São Judas Tadeu e do Colégio Sagrado Coração de Jesus, e arrecadou aproximadamente 190 kg de alimentos.
Desenvolvida e ministrada pelo professor Éverlan Stutz, a aula fez uma abordagem prática das cinco competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, com peso de 50% na nota final dos candidatos, focando, sobretudo, na arquitetura do texto e na construção do argumento. Para isso, ele desenvolveu uma metodologia específica, que é tema de sua tese de doutorado.
A iniciativa, segundo ele, chega para somar ao trabalho já desenvolvido anteriormente por outros tantos professores. “A proposta é agregar, ser mais um tijolinho no desafio gigante da construção do conhecimento necessário para se fazer uma boa prova, uma boa redação, com qualidade e tranquilidade. Estamos aqui para dar mais este impulso, abrir mais uma fresta na travessia para o futuro de todos eles. O País está precisando muito de seus novos talentos”, enfatiza.
Estudantes aprovam
Elisa Costa dos Santos, aluna do 3º ano do Centec, que pretende cursar Educação Física, aprovou a metodologia do aulão. “Achei muito produtivo, principalmente porque estudo no Centec integralmente e não tenho tempo de fazer um cursinho. Então, nessas horas que ficamos aqui, pudemos obter muito conhecimento, pelo fato de ele explicar detalhadamente o que deve ser usado, de forma divertida e com brincadeiras, passando o conteúdo de um ano inteiro, para uma prova que vai decidir nosso futuro”.
Outra aluna do 3º ano do Centec, Beatriz Melo dos Reis, que pretende cursar Jornalismo, também ressaltou a oportunidade de ter tantas dicas em curto espaço de tempo. “Gostei das dicas, principalmente por podermos relembrar algumas questões importantes para a nossa redação. Na correria do dia a dia, muitas vezes, não temos tempo de exercer a preparação que gostaríamos, e muita gente não tem essa base”.
Estudante do 1º ano do Montessori, Júlia Amorim, que pretende fazer Filosofia, achou a aula “muito produtiva e com muitas informações necessárias para fazer uma boa redação; não tão ‘conteudista’, mas muito informativa”. Da mesma forma, Luís Felipe Costa, do 2º ano do Sagrado Coração de Jesus, que pretende cursar Direito, acredita que foi muito útil para tirar dúvidas sobre a redação e seu desenvolvimento.
Eduardo Santos Drummond, aluno do 3º ano do São Judas Tadeu, que também pretende estudar Direito, disse que o aulão ajudou a “tirar dúvidas sobre a estrutura do texto”. Ele ainda ressaltou a importância de a Câmara oferecer essa atividade para os estudantes, como forma de “aproximação e interação do poder público com a sociedade, o que estava faltando nos últimos anos”.
Próximo Aulão
O próximo Aulão Solidário de Redação será ministrado na quinta-feira, 26 de outubro, de 9h às 12h, no auditório da Faculdade UNA. As inscrições podem ser feitas pelo email escoladolegislativo@cmc.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3359-8750. A entrada será mediante a doação 1 kg de alimento não-perecível (exceto sal e fubá).
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...