ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores aprovam, por unanimidade, a Reforma Administrativa do Executivo

22 de dezembro de 2017, por lorena.carazza

Dentre os vários projetos de lei e de lei complementar apreciados na penúltima reunião extraordinária da Câmara Municipal de Contagem, realizada na última quinta-feira (21/12), está a Reforma Administrativa proposta pelo Executivo, o Projeto de Lei Complementar nº 031/17.

Aprovado por unanimidade, o texto muda a organização da Administração Direta e Indireta do poder Executivo. “Tal reestruturação permitirá uma estrutura mais enxuta, transparente e eficiente, pautada na modernização da gestão pública, garantindo maior eficiência para o Município. A reformulação de cargos, por sua vez, permitirá uma sistemática remuneratória flexível, na medida em que promove a desvinculação entre cargos em comissão e estrutura organizacional”, segundo o texto de justificativa do projeto.

Principais mudanças

Cinco autarquias – entidades da Administração Indireta – serão extintas: o Ipucon (Instituto de Planejamento Urbano do Município de Contagem), a Famuc (Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem), a Fundac (Fundação Cultural do Município de Contagem), a ConParq (Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem) e o Cinco (Centro Industrial de Contagem).

A Secretaria Municipal de Políticas Urbanas e Habitação – nova nomenclatura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – foi reestruturada, incorporando as competências do extinto Ipucon. A parte de regulação urbana exercida pelo Ipucon foi repassada para a Secretaria Municipal de Políticas Urbanas e Habitação e a parte de projetos, para a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que também sofreu alterações.

A Secretaria Adjunta de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social foi transferida para a Secretaria Municipal de Políticas Urbanas e Habitação. Já a Fundac foi englobada pela nova Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e de Atenção ao Idoso passa a ser parte da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Além disso, as políticas voltadas para a criança e o adolescente ganharão uma diretoria específica dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social.

No que diz respeito à reformulação das políticas de cargos comissionados, uma nova sistemática de gestão foi proposta, com a criação dos cargos de Direção, Chefia e Assessoramento Municipal, denominados DAM. “Estes cargos não são acrescentados ao quadro pessoal da Prefeitura, mas sim substituirão os hoje existentes”, explica o Executivo.

Ainda de acordo com a Prefeitura, este modelo já foi adotado nos governos Federal e Estadual e também em alguns municípios, permitindo a simplificação e flexibilidade na estruturação das Secretarias.

Valorização dos servidores de carreira

Dos cargos comissionados, 25% serão reservados aos servidores efetivos da Prefeitura, que poderão, neste caso, ao acumular os dois cargos, escolher a remuneração do comissionado ou permanecer com sua remuneração acrescida de 50%. “Isso corrige a distorção hoje existente, que nivela igualmente responsabilidades diferentes”, segundo a mensagem que acompanha o PLC 031/17.

Por fim, foram criadas as Gratificações Estratégicas Municipais – GEM, que será destinada aos servidores comissionados que desempenhem funções consideradas “estratégicas” em áreas consideradas de grande complexidade ou de grande relevância.

“As medidas mencionadas se fazem necessárias para a adequação e o aperfeiçoamento da estrutura da administração pública do Poder Executivo à realidade do Município e principalmente a eficiência e racionalização na prestação dos serviços públicos de qualidade”, afirma o prefeito Alex de Freitas.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem