ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Prefeitura de Contagem abre as contas do Município para avaliação da Câmara

27 de fevereiro de 2018, por Leandro Perché

Apresentação mostra crescimento de arrecadação com o IPTU e grande investimento no sistema público de Saúde.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomadas de Contas da Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta segunda feira (26), a Controladoria Geral da Prefeitura, em audiência pública para demonstração e avaliação das contas do Município referentes ao 3º quadrimestre de 2017.

Os vereadores José Carlos Gomes (Avante), Daniel do Irineu (PP) e Dr. Wellington Ortopedista (PDT) acompanharam as exposições do auditor-geral, André Virgílio da Costa Hilário, da diretora de Auditoria de Desempenho da Controladoria, Vânia Márcia de Assis, e de Newton Sérgio Lemos, assessor de planejamento da Secretaria de Saúde.

Os destaques ficaram por conta do aumento da arrecadação com a ampliação da cobrança do IPTU residencial: de pouco mais de R$ 65 milhões em 2013, primeiro ano da gestão anterior, para mais de R$ 145 milhões em 2017. E no investimento maior em Saúde e Educação, em relação ao mínimo constitucional: quase 29% do orçamento foi para a primeira, quando o exigido é 15%; e 27% foi para a educação básica, ultrapassando os 25% obrigatórios.

Entre os investimentos nessas áreas, destacam-se a expansão da oferta de serviços do Centro Materno Infantil, ampliação de procedimentos clínicos, cirúrgicos e odontológicos, aumento do número de equipes de Saúde da Família; construção, reforma e pintura de escolas e aquisição do kit escolar. É destacado também o relevante investimento em habitação e mobilidade, como o recapeamento da Via Expressa e a remoção de moradores de áreas de risco.

Segundo o controlador-geral do Município, Weber Dias Oliveira, que presidiu a sessão, a gestão tem especial atenção com a transparência das contas do Município. “Essa administração tem usado os recursos com responsabilidade, atendendo tanto a lei de responsabilidade fiscal, quanto a lei complementar 141. Temos feito o que deve ser feito, ou seja, tratar as contas públicas de maneira aberta, em um governo aberto, com o máximo de transparência para que a população saiba onde estão sendo usados os recursos”, explicou.

O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara, vereador José Carlos Gomes, se mostrou satisfeito com a apresentação dos dados de receitas e despesas do Município, mas solicitou documentos para uma análise mais detalhada das contas.

“A prestação de contas é muito positiva, pois os vereadores precisam desses dados para cumprir sua função fiscalizadora, e a população precisa saber o que tem sido executado pela Prefeitura em relação a receitas e despesas. Foi uma prestação de contas a contento, fiz algumas sugestões para as próximas e solicitei documentações e um relatório, para que nossa equipe de orçamento possa analisar de forma mais aprofundada”, destacou.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem