ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Guarda Civil de Contagem fala sobre a Patrulha Escolar na Tribuna da Câmara

27 de fevereiro, por lorena.carazza

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Contagem, na manhã desta terça-feira (27/02), foi ocupada pelo comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi Sampaio, que falou sobre a efetiva implantação da Patrulha Escolar na porta das escolas municipais de Contagem, a partir deste ano.

Segundo o comandante, a Guarda Civil tem como pilar o trabalho de prevenção e, por isso, desde o ano passado, juntamente com a Secretaria Municipal de Defesa Social, vem trabalhando na implantação da Patrulha Escolar, que consiste na presença e ronda nos arredores das escolas feitas por Guardas Civis especialmente treinados e capacitados, com o objetivo de buscar ações que minimizem ações criminosas nas portas e proximidades escolares. Além disso, ela trabalha com a distribuição de materiais informativos para alunos e pais.

“Contamos, para isso, com o apoio do secretário de Defesa Social, Décio Camargos, e do prefeito Alex de Freitas, que tem dado suporte para que a gente faça este atendimento a contento, no nível que esta cidade merece”, disse Levi.

O projeto tomou força neste ano, conforme explicou o comandante, contando com 50 guardas civis, que estão recebendo treinamento específico para atuarem nas portas das escolas, num trabalho que alia prevenção e combate à violência e, principalmente, ao tráfico de entorpecentes nas regiões escolares. “Neste trabalho, contamos com a ajuda dos pais, que são grande aliados e parceiros nas denúncias, que podem ser feitas pelo número 153”, reforçou.

Na última semana, de acordo com o comandante Levi, a Guarda Civil de Contagem recebeu do Governo municipal 14 novas viaturas, que serão direcionadas para o projeto da Patrulha Escolar.

Além disso, alguns dos 54 guardas civis estão em fase final do processo de formação serão direcionados para o projeto, além dos 50 que já estão em atuação nele. “Vamos trabalhar com essa proposta de manter longe das escolas os entorpecentes. Não podemos mais admitir drogas e armas num ambiente onde o objetivo é preparar cidadãos para o futuro”, destacou.

O comandante encerrou sua participação na Tribuna antecipando agradecimentos à Casa, que em breve deve avaliar a aprovação e a regulamentação da Patrulha Ambiental da Guarda Civil de Contagem.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), reforçou que este tema é de grande interesse do Legislativo, que junto ao Executivo está se debruçando sobre a Lei Federal que define a atuação das Guardas Civis, a fim de que o patrulhamento ambiental seja implementado em Contagem.

Vereadores parabenizam o projeto

Em aparte à fala do comandante Levi, o vereador Capitão Fontes (MDB) disse que é com grande satisfação que ele vê um projeto que era de iniciativa da PMMG ser levado adiante pela Guarda Civil, haja vista a importância dele par a proteção das escolas.

Alex Chiodi solicitou o patrulhamento também nas escolas estaduais que estão localizadas no Município

Leo Motta (PSDC), como presidente da Comissão Externa de Segurança Pública da Câmara, também parabenizou a Guarda Civil e destacou o apoio que a Câmara sempre deu à Guarda, como na ocasião em que aprovou o seu estatuto e, aliado a ele, o projeto de armamento dos guardas.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Alex Chiodi (SD), em sua fala, além de elogiar a iniciativa, indagou se as escolas estaduais localizadas no município também serão contempladas com a Patrulha Escolar. “E se ainda não estão, queria fazer a solicitação para que também sejam inseridas, uma vez que elas também atendem alunos e moradores da nossa cidade”, pontuou.

O comandante Levi, em resposta, disse que, a princípio, as Estaduais não estão no projeto, mas diante da solicitação de vários diretores dessas escolas, a Guarda já está fazendo um planejamento para ampliar o trabalho para elas.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem