A Ouvidoria da Câmara Municipal de Contagem esteve na Feira de Eldorado*, na manhã do último sábado (07/04), em mais uma ação que busca a aproximação do Legislativo com o cidadão. Realizada no primeiro sábado de cada mês, o “Ouvidoria na Feira” tem o objetivo de prestar informações, receber reclamações, demandas, elogios e sugestões sobre diversos assuntos ligados ao dia a dia do cidadão e sua relação com os serviços públicos.
As solicitações recebidas pela Ouvidoria são encaminhadas aos órgãos responsáveis pela resolução deles, e a resposta é repassada para o cidadão, da forma como ele escolhe ser contatado, por telefone ou e-mail. Ele pode também, se quiser, solicitar sigilo sobre sua identidade no ato da manifestação.
“Estamos rompendo os muros da Câmara, para ouvir o que as pessoas têm a dizer, para sermos porta-vozes da população. No caso da Feira do Eldorado, é uma oportunidade de sabermos como estão se sentindo os feirantes, frequentadores e moradores do entorno sobre as mudanças recentes que a atual gestão promoveu”, explicou Gabriela Diniz, ouvidora da Câmara.
Além de manifestações relativas à nova Feira do Eldorado, várias demandas surgiram durante o atendimento da Ouvidoria: asfaltamento, revitalização de calçadas, necessidade de ordenação do trânsito e IPTU foram algumas delas. Segundo Gabriela, como a Feira é um local de intensa circulação de pessoas de todos os bairros da cidade, é possível receber demandas de todo o tipo e de todas as regiões.
Parque Ecológico do Eldorado
Em meio a dezenas de demandas, o que levou Gilmara Penido e Rosana Aguiar, moradoras do Eldorado, foi o Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, mais conhecido como Parque Ecológico do Eldorado, localizado na Rua das Paineiras.
Segundo elas, o local está abandonado, com seus equipamentos sendo gradativamente destruídos, em parte por causa da ausência da Guarda Civil Municipal no local. Além disso, outra questão que tem feito com que o Parque fique ermo e ocioso é a paralisação do projeto “Ginástica no Parque Ecológico do Eldorado”, depois de mais de dez anos de atividade.
“Este projeto já chegou a ter 250 pessoas participando. Agora, são 60, porque com a inconstância das aulas, muita gente parou de frequentar. Tínhamos duas professoras, que davam aulas de ginástica de manhã e de tarde. Mas desde julho do ano passado, a ginástica acabou e a gente não sabe, de fato, o que aconteceu e qual o futuro do projeto”, disse Gilmara.
Segundo Gabriela, assim como as outras manifestações registradas, esta demanda será devidamente encaminhada para a Prefeitura de Contagem e para a Administração Regional Eldorado, a fim de obter as respostas solicitadas.
Canais de comunicação
O Ouvidoria na Feira é um dos projetos da Ouvidoria da Câmara Municipal de Contagem que vai às ruas escutar a população e encaminhar as demandas para os órgãos competentes, devolvendo ao cidadão respostas sobre suas solicitações. Outras iniciativas, como a “Ouvidoria Cidadã”, também buscam esta aproximação com o contagense, fazendo periódicos eventos nas diversas regionais da cidade.
Além dessas ações itinerantes, há outros meios pelos quais a população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara Municipal de Contagem, confira:
Confira também as próximas datas da Ouvidoria Cidadã na Feira do Eldorado:
* A van da Ouvidoria Cidadã fica localizada na região Central da feira, na Travessa B-3 Rua do Restaurante Popular do Eldorado), esquina com Avenida João César de Oliveira.
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...