ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo discute a prorrogação do prazo para pedido de revisão do IPTU 2018

10 de abril de 2018, por Lorena Carazza

O prazo para o pedido de revisão de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), inicialmente marcado para hoje (10/04), foi prorrogado para o dia 27 de abril. A determinação foi anunciada no decreto nº 471, publicado no Diário Oficial do Município do dia 09 de abril.

Segundo o vereador e vice-líder de Governo, João Bosco New Texas (PMN), que anunciou oficialmente a prorrogação em plenário durante a Reunião Ordinária desta terça-feira (10/04), a Prefeitura entendeu que a prorrogação seria justa por causa do atraso no próprio envio das guias do IPTU para os contribuintes da cidade.

Na Câmara, o pedido de prorrogação foi solicitado, em requerimentos e indicações, pelos vereadores Vinícius Faria, Silvinha Dudu e Jair Tropical, do PCdoB, e também pelo vereador Pastor Itamar (PRB), que debateram a questão na reunião plenária.

Vinícius Faria reforçou que muitas pessoas que foram “pegas de surpresa” com um aumento significativo do valor cobrado este ano, em relação ao ano passado, e por isso é grande também o número de contribuintes que ainda devem solicitar a revisão. “Temos que levar consideração também as filas enormes que estão se formando na Receita Municipal, que tem feito com que muitas pessoas ainda não tenham sido atendidas”, acrescentou o vereador Alex Chiodi (SD).

Já Silvinha Dudu alertou que diversos moradores do Chácaras Novo Horizonte e Chácaras Planalto, na região do Nacional, tiveram aumento de até 300% na cobrança do IPTU este ano, e ainda devem procurar a Receita Municipal buscando a revisão dos valores. Da mesma forma, Jair Tropical falou que o mesmo acontece com muitas pessoas na região do Petrolândia.

“Tenho conhecimento de que muitas pessoas receberam a guia do IPTU na última sexta-feira, e muitas outras ainda nem receberam. É direito do cidadão e do contribuinte o pedido de revisão, e o prazo insuficiente estava tirando deles este direito”, completou Pastor Itamar, parabenizando a ação do governo.

Segundo Vinícius, que finalizou a discussão, além da sensibilidade do Executivo na prorrogação do prazo de pedido de revisão, espera-se também a sensibilidade com relação aos valores cobrados. “Esperamos que haja revisões compreensivas”.

Para pedir a revisão dos valores, o cidadão pode ir a um dos três postos físicos de atendimento:

  • Receita Municipal: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1887, Cidade Industrial – atendimento de 2ª a 6ª, das 8h30 às 16h30;
  • Sede da Prefeitura Municipal de Contagem: Praça Tancredo Neves, 200, Camilo Alves – atendimento de 2ª a 6ª, das 8h30 às 16h30;
  • Shopping Contagem: Av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850 – Piso G3, Cabral – atendimento de 2ª a 6ª, das 10h às 18h30

Além desses locais, a revisão pode ser solicitada online, pelo site da Receita Municipal – http://receita.contagem.mg.gov.br. Pelo serviço online, não é necessário comparecimento ao atendimento presencial. O próprio sistema permite que sejam enviados os documentos que forem necessários e emite um número de protocolo, pelo qual é possível acompanhar o pedido.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem