A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem se prepara para a realização da primeira ação social itinerante de 2018. O evento vai acontecer no próximo sábado (14/04), na Regional Vargem das Flores – Praça Shalom Israel (antiga Praça da Casa de Apoio), em Nova Contagem, das 9h às 12.
Serão oferecidos à população dezenas de serviços gratuitos, garantidos pelos diversos parceiros que aderiram ao projeto, desde o ano passado, quando se iniciaram as ações sociais da Ouvidoria Cidadã. São eles: Polícia Militar; Polícia Civil de Minas Gerais, com confecção de carteiras de identidade; Procon, com as orientações ao consumidor; Instituto Embelleze, com o “dia da beleza”; OAB, com orientações jurídicas; Clínica Viver Bem, com aferição de pressão arterial e glicemia, entre outros.
A Prefeitura de Contagem também é parceira, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social (cadastro do Bolsa Família), Governo, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Obras e Serviços Urbanos, além da Zoonoses, Guarda Civil de Contagem e da Transcon, que atua na organização do trânsito nos arredores do evento e, desta vez, vai participar também com apresentações sobre educação no trânsito.
“Esta ação social vai oferecer, algumas novidades, além dos serviços que já oferecíamos nas outras edições. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem (CDL), por exemplo, vai realizar consultas ao SPC/Serasa e teremos também o projeto cultural ‘Container com Letras’, uma biblioteca de compartilhamento que disponibiliza vários livros para doação e espaço para leitura” conta Gabriela Diniz, ouvidora da Câmara.
Cidadania e Informação
Outra novidade que esta ação social da Ouvidoria Cidadã traz é a presença da Diretoria Legislativa da Câmara Municipal de Contagem, que vai dar orientações e distribuir cartilhas que explicam, de forma simplificada, a atuação do Poder Legislativo e o funcionamento do SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
Trata-se de ferramenta disponível no site da Câmara que permite ao cidadão, por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, acompanhar a tramitação de projetos de lei e outras matérias que passam pelo legislativo municipal. “Acreditamos que a transparência e a participação no processo parlamentar são a chave para a construção de uma cidade melhor, de cidadãos melhores”, justifica Luiz Otávio Iannini de Freitas, diretor Legislativo da Câmara.
Critérios para a confecção da carteira de identidade
A Polícia Civil de Minas Gerais, responsável pelas carteiras de identidade, disponibilizará 120 senhas, de acordo com ordem de chegada, para maiores de 16 anos. São necessários os seguintes documentos para fazer a identidade:
* CPF e PIS são opcionais, devendo levar aquele que seja de interesse constar na carteira de identidade
Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3359-8702.
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...