ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores cobram intervenções em segurança e mobilidade para Contagem

6 de junho, por Leandro Perché

Um pedido do vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) pautou debates entre vereadores durante a 16ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Contagem, realizada na manhã desta terça-feira (05/06). O parlamentar solicitou à Prefeitura que seja feita uma revitalização da calçada e das muretas de proteção localizadas próximas ao córrego Ibirapitanga, na Av. Prefeito Gil Diniz, região da Sede.

“Eu tenho costume de fazer caminhada na via, uma área que a população adotou para caminhar, e percebi que tem muretas caídas dentro do córrego. O passeio é estreito e, sem a proteção que as muretas trazem, fica difícil andar no local e sentir segurança”, afirmou Arnaldo, em destaque sobre o requerimento. Para o vereador, a solicitação pode parecer uma coisa simples, mas que tem que ser feita para evitar qualquer tipo de acidente na via.

Em aparte, o vereador Alex Chiodi (SD) ressaltou que a questão de manutenção dos espaços públicos sempre é acompanhada pela Casa, e aproveitou para lembrar a solicitação feita para a Av. Maracanã, também na região da Sede. “Faço coro às solicitações desse viés para que as manutenções dos espaços públicos sejam feitas constantemente e de forma mais rápida em beneficio dos contagenses”, declarou Chiodi.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), comentou sobre uma proposta que foi aceita na região central de Betim e que poderia ser implantada em Contagem. “Lá, eles construíram uma pista adentrando ao córrego para preservar a sua abertura. E, quando apresentamos uma proposta semelhante, não foi aprovada por ser uma questão ambiental”, lamentou.

“Com a aprovação em Betim, vemos que é possível preservar o canal do córrego, e pode ser uma opção para melhorar a situação na Av. Prefeito Gil Diniz. Também faço coro à causa que envolve não apenas questões de bem estar, mas a saúde pública, já que as pessoas que caminham na via correm riscos”, completou Daniel Carvalho.

Iluminação pública e novas linhas de ônibus

Dando continuidade às questões de segurança, Arnaldo de Oliveira solicitou a substituição de lâmpadas tradicionais por LED em todos os becos do Bairro Eldorado. “Na elaboração do bairro na década de 40, não acontecia tanta violência, mas hoje o nível de insegurança é maior e sabemos que os moradores precisam transitar em locais mais iluminados”, explicou. “Peço ao Poder Executivo que faça a troca das lâmpadas, porque a LED traz mais segurança e pode facilitar até a ação da polícia”, complementou.

O vereador deu destaque, ainda, ao requerimento 564, para a criação de uma nova linha de ônibus para o novo Fórum de Contagem. Segundo Arnaldo, é preocupante que os ônibus que atendem a região não transitem na rua que o Fórum foi construído. “Para quem não sabe, o Fórum fica na Av. Reginaldo Souza Lima entre a Av. João Cesar de Oliveira, onde fica o ponto de ônibus mais próximo. Então, estou pedindo em caráter de urgência que se crie uma nova linha que favorecerá a comunidade e os trabalhadores”, esclareceu.

Encerrando o debate, o presidente Daniel Carvalho destacou a importância da criação de novas linhas de transporte público para atender também as pessoas que fazem hemodiálise no Hospital Evangélico, localizado atrás do novo Fórum. “Eu apoio sua solicitação para fortalecer nossos pedidos e nos unindo conseguiremos resolver essa demanda”, finalizou.

* Por Xavana Horta

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem