A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem continua rompendo os muros do Legislativo, buscando uma aproximação cada vez mais efetiva com a população de Contagem. Desde o ano passado, várias foram as ações itinerantes e sociais que a Ouvidoria da Câmara propôs, sempre destacando a importância desse relacionamento direto, nas ruas da cidade.
Desta forma, o último sábado (09/06) teve ação itinerante da Ouvidoria na Feira do Eldorado, como vem acontecendo no primeiro sábado de cada mês, desde março deste ano. “A Feira é um local estratégico, por onde passam pessoas de todas as regiões da cidade. Sem dúvida, tem sido uma ação de relevância da Câmara”, explica Gabriela Diniz, ouvidora do Legislativo Municipal.
Assim como as regiões das pessoas, são diversas também as demandas que chegam à Ouvidoria durante a sua participação mensal na Feira. “De capina, tapa buracos, IPTU, passando pela insatisfação dos feirantes com o processo licitatório até demandas mais complexas, como as da Saúde”, conta Gabriela.
Este foi o caso de Carlos Alberto Santos, morador do bairro Novo Eldorado, que há anos espera uma cirurgia no braço, e já entrou em contato com a Ouvidoria do SUS para resolver a questão. Ao procurar a Ouvidoria da Câmara, enquanto passava pela Feira, registrou sua demanda e comemorou a possibilidade de obter mais uma ajuda.
Neste caso, segundo Gabriela, mesmo que o órgão competente pela resolução da demanda tenha sua própria Ouvidoria, nada impede que a Ouvidoria Cidadã da Câmara encaminhe nova solicitação ou cobre dela a resposta da reclamação da pessoa. “É uma soma de forças”, destaca.
A Ouvidoria na Feira segue até o fim do ano. As próximas datas são:
Além disso, é possível entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara Municipal de Contagem por meio de outros canais:
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...