ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara busca apoio da Comissão de Segurança Pública da ALMG para evitar fechamento de Companhias de Polícia em Contagem

13 de junho, por lorena.carazza

A Comissão Externa de Segurança Pública da Câmara Municipal de Contagem (CESP) está disposta a mobilizar população, Conselhos, Polícia Militar e autoridades em uma audiência pública para a discussão mais ampla sobre as mudanças propostas pelo Governo do Estado e Comando da PMMG para o policiamento em Contagem.

A mudança diz respeito à substituição de algumas das Companhias de Polícia por Bases Móveis de Policiamento, ou Bases Móveis Comunitárias – vans da PMMG equipadas com câmeras de videomonitoramento, rádios e equipamentos de segurança, que ficarão localizadas estrategicamente em locais com maior incidência de crimes e grande circulação de pessoas. Sendo assim, algumas Companhias retornariam para a sede de seus respectivos batalhões.

Foi essa a discussão iniciada pelo vereador Alex Chiodi (SD) no Grande Expediente da última Reunião Ordinária da Câmara, realizada na manhã da última terça-feira (11/06). Na ocasião, o parlamentar falou sobre o encontro acontecido no dia anterior (10/06) com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Sargento Rodrigues (PTB).

Na ocasião, foi discutido o possível fechamento – ou o deslocamento para a sede dos Batalhões – de algumas Companhias de Polícia Militar em Contagem, que seriam substituídas pelas Bases Móveis Comunitárias. Uma delas é a 133ª Cia de PMMG, localizada na região da Sede do Município há 14 anos, assunto que foi alvo de outros debates na Câmara no mês de abril.

“Por este motivo, pedimos a intervenção da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, no sentido de que a Polícia Militar reveja a decisão de substituir as companhias pelas bases móveis”, disse. Ainda de acordo com Chiodi, a CESP vai solicitar, por meio de ofício, que a Comissão de Segurança da ALMG realize uma audiência pública na Câmara de Contagem. “A comissão promoveu audiências públicas em Belo Horizonte e lá conseguiram reverter o fechamento de algumas Companhias”, informou.

Para o parlamentar, que recebeu apoio de outros colegas, a vinda das bases móveis é benéfica e esperada pela população, mas como ação complementar às Cias de Polícia, e não substitutiva. “Não podemos nos furtar dessa discussão e da realização dessa audiência pública em parceria com a Comissão de Segurança da Assembleia, inclusive porque nós já nos posicionamos sobre essa questão anteriormente”, disse o vereador Leo Motta (PSDC), defendendo uma reunião prévia com o Comando da PMMG, com o intuito de obter números e informações que deverão embasar a audiência.

Ações anteriores

Depois do destaque solicitado pelo vereador Daniel do Irineu (PP), na 11ª Reunião Ordinária da Câmara, que fomentou o início das discussões sobre o possível fechamento da 133ª Companhia e da vinda das Bases Móveis Comunitárias, os vereadores Jair Tropical (PCdoB) e Alex Chiodi (SD), membros da CESP, acompanhados de Capitão Fontes (MDB) e Daniel do Irineu (PP), fizeram uma visita ao Comandante e ao Subcomandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ryan e Major Lini, e ao Major Machado, da 133º Cia de PM, juntamente com lideranças comunitárias.

A comitiva deixou o 18º BPM com o compromisso firmado pelo comandante, coronel Ryan, de levar a demanda apresentada pelos vereadores ao comando da 2ª Região de Polícia Militar e manter a 133ª Cia de Polícia funcionando até uma posição definitiva do comando geral da PMMG.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem