ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Problemas no transporte público de Contagem são levados à Câmara Municipal

9 de julho, por Leandro Perché

A plenária da última semana na Câmara Municipal de Contagem recebeu o jornalista Jaiston Marcelo “Grilo”, do Jornal Contagem em Foco, que participou da tribuna livre, falando sobre as irregularidades do transporte público no Município. Dificuldades na identificação dos ônibus pelos usuários, veículos em mau estado de conservação, falta de segurança para passageiros, e falta de preparo dos motoristas para lidar com o público foram algumas das reclamações expostas na reunião.

Marcelo iniciou sua fala, citando as várias dificuldades que os usuários do transporte público enfrentam todos os dias. “Além de problemas na identificação dos ônibus de algumas linhas, temos problemas corriqueiros, como falta de bancos ou assentos soltos, falta de vidros nas janelas, portas que não fecham e não abrem, e partes cortantes expostas nos veículos, como parafusos e pregos”, disse o jornalista. “Outro problema grave é a falta de elevadores em funcionamento para cadeirantes. E, quando o motorista tem que descer para auxiliar o cadeirante, o faz com tremenda má vontade”, completou.

Com base em uma investigação sua sobre a situação do transporte público em Contagem, o jornalista relatou que muitos ônibus circulam sem condições mecânicas. “Motoristas e cobradores com quem conversei nos pontos finais nos relataram que muitos veículos circulam sem freio, e os motoristas têm que segurar o ônibus ‘no braço’”.

Por isso, Marcelo “Grilo” questionou a fiscalização desses veículos. “Entrevistamos o responsável pelo gerenciamento do transporte da TransCon, José Vanderlei, e ele disse que recebe os laudos de manutenção mecânica. Papel aceita tudo. Os laudos são entregues, mas a vistoria é feita realmente?”, ressaltou. “Em um veículo que circula sem vidro e com defeito na porta, imagino a parte mecânica como deve estar”, acrescentou.

O participante da tribuna ressaltou, ainda, que deve haver não apenas a vistoria técnica, mas também a fiscalização dos contratos. “Acho que a TransCon não tem autonomia e autoridade diante de algumas empresas de transporte público dessa cidade. São questões contratuais de concessão pública de transporte, e todo contrato traz, como cláusula básica, que todo o prestador de serviço de concessão pública deve prestá-lo com qualidade. E isso, infelizmente, não é oferecido”, afirmou Marcelo.

Dossiê para a Câmara

Marcelo “Grilo” destacou que todos os dados apresentados na tribuna livre têm comprovação, e que serão reunidos para serem enviados à Câmara Municipal. “Tudo isso que estou falando não é coisa da minha cabeça. Coletamos e temos todo o material – notas de resposta da TransCon aos nossos questionamentos, gravações de áudio, material fotográfico – que vamos entregar a esta Casa posteriormente.

O vereador Beto Diniz (PCdoB) pediu a palavra para parabenizar o jornalista por se unir aos parlamentares que lutam por melhores condições no transporte público do Município. “Muitos vereadores vem há tempos nesta difícil batalha por melhores condições neste sentido, pois a reclamação é geral em relação ao transporte no Município. E, por isso, um dossiê construído nesses meses de fiscalização é muito importante para nos dar forças para continuar nosso trabalho”, destacou.

Em conclusão, o jornalista ‘convidou’ todos os vereadores a fazerem uso do transporte público da cidade, incluindo os ônibus intermunicipais, geridos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG). “Sei que os intermunicipais não são de competência do município, mas circulam por aqui e também nos atendem sem a mínima qualidade. Motoristas relataram, por exemplo, que todos os veículos iniciados com o número 77 não têm a mínima condição de circular. Por isso, os vereadores devem ficar de olho”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem