ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores fazem cobranças ao secretário municipal de Meio Ambiente

4 de setembro de 2018, por Leandro Perché

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), acompanhado de colegas parlamentares receberam, nesta terça-feira (04/09), após a Reunião Plenária, na Sala da Presidência, a visita de trabalho do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, professor Wagner Donato, acompanhado de seu superintendente, Alan da Cruz.

Na pauta do encontro, as demandas que a população encaminha para a pasta, por intermédio ou não dos vereadores, o tempo de resposta a cada uma delas, o volume de trabalho, as dificuldades no atendimento das mesmas e o que pode ser feito para melhorar esta situação.

Muito cobrado pelos vereadores, o secretário admitiu que tem buscado alternativas diversas para minimizar o tempo de resposta às demandas da população, seja no tocante à manutenção de praças e jardins, às podas e/ou supressão de árvores e à gestão dos parques do município. “Sabemos da necessidade de mais pessoal e de capacitarmos os servidores que temos. Da população, o que nós pedimos é um pouco de paciência para podermos colocar os atendimentos em dia”, destacou.

Wagner Donato antecipou aos vereadores que em breve o Legislativo vai receber um Projeto de Lei com a proposta de um Código Ambiental para a cidade que vai instituir o Sistema Municipal de Meio Ambiente e permitirá a adequação das leis municipais à legislação estadual e federal. “Vamos inclusive regulamentar a adoção de parques e praças, o que viabilizará a solução de alguns gargalos hoje existentes”, acrescentou.

Urgência

A notícia agradou os vereadores, mas não diminuiu suas cobranças e apelos, especialmente em relação à necessidade de acabar com a burocracia no órgão e à necessidade de disponibilizar pessoal responsável por cuidar dos parques “que devem funcionar nos finais de semana, feriados e pontos facultativos, já que são nessas datas que os nossos trabalhadores podem visitar estes espaços de lazer”, argumentaram os parlamentares presentes à reunião: Alex Chiodi (SD), Arnaldo de Oliveira (PTB), Bruno Barreiro (PV), Daniel do Irineu (PP), Edgard Guedes (PDT), Glória da Aposentadoria (PRB), Jair Tropical, Rogério Marreco, Silvinha Dudu (PCdoB) e Daniel Carvalho.

O secretário de Meio Ambiente assegurou que pretende adotar algumas medidas emergenciais que vão favorecer o atendimento às demandas da população, priorizando as mais urgentes e orientando melhor os cidadãos para que não percam tanto tempo na hora de resolver questões afetas ao Meio Ambiente. Para isso, pretende publicar orientações à população no site da Prefeitura e estudar a produção de cartilhas.

* Por Fleury Rosa

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem