ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Aulão Solidário para o Enem reúne 120 estudantes na Câmara de Contagem

26 de setembro de 2018, por Leandro Perché

A Escola do Legislativo de Contagem realizou, nesta quarta-feira (26/09), as duas primeiras edições de 2018 do Aulão Solidário de Redação para o Enem. Realizada em parceria com a Faculdade Única, a iniciativa reuniu, no plenário da Câmara, aproximadamente 120 estudantes. No período da manhã, a maioria dos participantes foi da Escola Estadual Adriano José Costa, do bairro Retiro, regional Vargem das Flores, e a tarde foi do Colégio São Judas Tadeu, localizado no Alvorada, Sede.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), enalteceu o interesse dos estudantes em se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e reafirmou o compromisso do Legislativo de Contagem em ajudar na formação de cidadãos mais conscientes.

“A atual gestão da Câmara tem feito um esforço muito grande para estar mais perto da população e levar a ela tudo que acontece aqui dentro, com transparência. A Escola do Legislativo cumpre bem essa função, nos projetos de educação, ajudando na formação de vocês estudantes para o Enem, mas também na formação cidadã. Outros projetos nossos, como o Cultura na Câmara, a Ouvidoria Cidadã e a Escola Aberta também nos aproximam do cidadão, para sabermos seus anseios e dividirmos com ele a responsabilidade de construir uma cidade melhor”, destacou o parlamentar.

O vereador lembrou que a iniciativa do Aulão Solidário foi tão bem sucedida em 2017 que recebeu, no Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades, o prêmio “Cidades Inteligentes”oferecido aos municípios de Minas que apresentam iniciativas de destaque em diversas categorias.

Nas aulas desta quarta, o professor Marcelo Medes fez uma retrospectiva dos temas das redações do Enem, apresentou o que é cobrado do estudante no texto e quais competências exigidas, o que pode representar perdas de pontos, e discorreu sobre a estrutura do texto. De forma prática e participativa, o professor mostrou como organizar as ideias para desenvolver um bom texto dissertativo-argumentativo.

“Provavelmente, muitos de vocês (estudantes) já tiveram contato com muitos conteúdos relacionados ao Enem em sala de aula, mas é importante virem até um lugar diferente e ouvirem de alguém de fora algumas dicas, para que ‘caia a ficha’ e possam desenvolver uma boa redação”, explicou o professor.

E os alunos aprovaram o Aulão. Emily Cristine, que fará o Enem no próximo ano, ficou animada com as dicas. “Saímos daqui com muitas ideias sobre a redação, principalmente porque não temos uma aula específica sobre o Enem na escola. Sei que não é papel da Câmara oferecer essa aula, mas é interessante e nos ajuda bastante”, destacou. Lucas Ricardo de Oliveira, que fará o exame neste ano, explicou que a aula foi importante por “abordar pontos importantes da nossa sociedade que podem ser temas da redação, e mostrar como organizar melhor o texto para uma boa nota”.

As próximas edições do Aulão Solidário para o Enem serão realizadas pela Escola do Legislativo nos dias 18 e 25 de outubro. Mais informações, pelo telefone 3359-8750.

Veja mais notícias

Câmara entrega título de cidadão honorário ao deputado Nikolas Ferr...

Na próxima sexta-feira (28/11), o Legislativo de Contagem sedia a sessão solene de outorga do Título de Cidadania Honorária de Contagem ao deputado...

24 de novembro, por Leandro Perché

Projeto dispensa uso de uniforme por estudantes com TEA em Contagem

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a linguagem a interação social e o comportam...

21 de novembro, por Leandro Perché

População em situação de rua ganha política integrada em Contagem

De acordo com dados estatísticos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Contagem tem quase mil pessoas em situação...

21 de novembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem