ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Aulão Solidário para o Enem reúne 120 estudantes na Câmara de Contagem

26 de setembro, por Leandro Perché

A Escola do Legislativo de Contagem realizou, nesta quarta-feira (26/09), as duas primeiras edições de 2018 do Aulão Solidário de Redação para o Enem. Realizada em parceria com a Faculdade Única, a iniciativa reuniu, no plenário da Câmara, aproximadamente 120 estudantes. No período da manhã, a maioria dos participantes foi da Escola Estadual Adriano José Costa, do bairro Retiro, regional Vargem das Flores, e a tarde foi do Colégio São Judas Tadeu, localizado no Alvorada, Sede.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), enalteceu o interesse dos estudantes em se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e reafirmou o compromisso do Legislativo de Contagem em ajudar na formação de cidadãos mais conscientes.

“A atual gestão da Câmara tem feito um esforço muito grande para estar mais perto da população e levar a ela tudo que acontece aqui dentro, com transparência. A Escola do Legislativo cumpre bem essa função, nos projetos de educação, ajudando na formação de vocês estudantes para o Enem, mas também na formação cidadã. Outros projetos nossos, como o Cultura na Câmara, a Ouvidoria Cidadã e a Escola Aberta também nos aproximam do cidadão, para sabermos seus anseios e dividirmos com ele a responsabilidade de construir uma cidade melhor”, destacou o parlamentar.

O vereador lembrou que a iniciativa do Aulão Solidário foi tão bem sucedida em 2017 que recebeu, no Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades, o prêmio “Cidades Inteligentes”oferecido aos municípios de Minas que apresentam iniciativas de destaque em diversas categorias.

Nas aulas desta quarta, o professor Marcelo Medes fez uma retrospectiva dos temas das redações do Enem, apresentou o que é cobrado do estudante no texto e quais competências exigidas, o que pode representar perdas de pontos, e discorreu sobre a estrutura do texto. De forma prática e participativa, o professor mostrou como organizar as ideias para desenvolver um bom texto dissertativo-argumentativo.

“Provavelmente, muitos de vocês (estudantes) já tiveram contato com muitos conteúdos relacionados ao Enem em sala de aula, mas é importante virem até um lugar diferente e ouvirem de alguém de fora algumas dicas, para que ‘caia a ficha’ e possam desenvolver uma boa redação”, explicou o professor.

E os alunos aprovaram o Aulão. Emily Cristine, que fará o Enem no próximo ano, ficou animada com as dicas. “Saímos daqui com muitas ideias sobre a redação, principalmente porque não temos uma aula específica sobre o Enem na escola. Sei que não é papel da Câmara oferecer essa aula, mas é interessante e nos ajuda bastante”, destacou. Lucas Ricardo de Oliveira, que fará o exame neste ano, explicou que a aula foi importante por “abordar pontos importantes da nossa sociedade que podem ser temas da redação, e mostrar como organizar melhor o texto para uma boa nota”.

As próximas edições do Aulão Solidário para o Enem serão realizadas pela Escola do Legislativo nos dias 18 e 25 de outubro. Mais informações, pelo telefone 3359-8750.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem