Legislativo recebe a visita de estudantes do Senai

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem recebeu, na manhã desta quarta-feira (03/10), estudantes de ensino médio do curso de Processo Administrativo do colégio Senai Unidade Euvaldo Lodi, para uma visita técnica, dentro do programa “Câmara Aberta”.

O encontro foi dividido em duas partes distintas. A primeira foi a visitação às dependências da Câmara Municipal, sendo a turma recebida na Sala da Presidência pelo vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), responsável por dar as boas-vindas a todos.

Na sequência, foram até o plenário Vereador José Custódio, onde ouviram uma palestra sobre o sistema político brasileiro, as esferas e os níveis de poder e o papel dos vereadores na vida política da sociedade. Ainda em relação ao Legislativo Municipal, os estudantes tiveram a oportunidade de participar da simulação de uma reunião plenária, com direito a discussão e votação de projeto de lei.

O vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) recebeu os alunos na sala da presidência da Casa.

O vereador Arnaldo de Oliveira recebeu os estudantes, falou sobre a alegria de poder recebê-los em nome do presidente Daniel Carvalho (PV), ocupado em outra agenda. O vereador aproveitou a oportunidade para conversar com os alunos sobre política e o momento atual do país. Além disso, relatou um pouco de sua vida como vereador, iniciada aos 23 anos de idade e ouviu demandas relacionadas à suas principais áreas de atuação: a inclusão social de deficientes e o cuidado com os idosos.

O procurador legislativo Rodrigo Diniz foi o responsável pela palestra aos alunos, tendo se preocupado em destacar as funções dos vereadores que são: legislar, fiscalizar as ações do Executivo, administrar a Câmara Municipal e julgar as contas municipais, bem como a conduta do Executivo. Por fim, Rodrigo detalhou como funciona a tramitação de uma lei no Legislativo de Contagem.

Visita técnica

A Escola do Legislativo foi inaugurada em meados de 2014 e, depois de um breve intervalo, continua trabalhando para aproximar a Câmara da comunidade por meio de projetos de educação política e de incentivo à participação popular, buscando o fortalecimento da cidadania, com cursos voltados tanto para servidores da Casa, quanto para a população em geral.

O projeto Câmara Aberta, implementado na atual gestão da Câmara Municipal, tem este propósito e recebe estudantes de todas as unidades escolares, públicas e privadas, interessados em conhecer uma pouco mais sobre o Legislativo Municipal. A escola ou faculdade que se interessar pelo programa e quiser realizar uma visita guiada à Câmara de Contagem, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone (31) 3359-8750.

*Por Fleury Rosa

Clique aqui e veja a galeria de fotos deste evento.

2 comments

  • Fico sinceramente grata pelo apoio e atenção que recebemos da equipe da escola do Legislativo, dos vereadores Arnaldo, José Custódio, do procurador Rodrigo e todos os demais que contribuíram de forma significativa com conhecimento de nossos alunos. Parabéns pelo excelente trabalho que vocês tem feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *