ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Lei disciplina instalação de equipamentos de telecomunicações em Contagem

23 de outubro de 2018, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem aprovou, nesta terça-feira (23), em segundo turno e redação final, um projeto de lei do Executivo (PL 034/2018) que estabelece normas para o licenciamento das instalações de infraestrutura de suporte para equipamentos de telecomunicação e estações transmissoras de radiocomunicação, incluindo antenas de telefonia celular, autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em mensagem que acompanha o projeto, o prefeito Alex de Freitas (PSDB) explica que trata-se de uma readequação necessária da legislação municipal, “para que a cidade responda adequadamente aos desafios advindos da modernização tecnológica, visando ofertar à população do município as novas tecnologias e, especialmente, a melhoria da qualidade do sinal, para voz e dados, o que também propiciará maior competitividade da indústria e do comercio local”.

O projeto trata das regras para a instalação dessas estruturas e equipamentos tanto em imóveis privados quanto em áreas públicas, estabelecendo os valores das contrapartidas a serem assumidas pela empresa interessada. Esses recursos, segundo o texto do projeto, serão depositados em fundo de reserva destinado à Educação, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Defesa Social.

A regulamentação também traz uma série de restrições e exigências a essas atividades, “visando à proteção da paisagem urbana” e a segurança da população, incluindo a distância mínima em relação a outras estruturas e construções do município, recuos, altura máxima permitida e adequação ao zoneamento da cidade. Além disso, estabelece as condições de licenciamento e de alvará de construção e funcionamento desses equipamentos e estações transmissoras, tratando ainda das penalidades impostas em caso de descumprimento da norma.

A nova lei segue para a Prefeitura de Contagem e passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município. A partir daí, fica revogada a Lei 3.533, do ano de 2002, que tratava do assunto; e todas as estações transmissoras de radiocomunicação e respectivas infraestruturas de suporte que já estiverem instaladas e se encontrem em operação têm um prazo de 180 dias para requerer o alvará de licença de localização e funcionamento.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem