ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Consep integra forças de segurança e comunidade contra a violência

13 de novembro, por Leandro Perché

Nesta terça-feira (13/11), a Tribuna Livre da 36ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Contagem recebeu Carlos Vieira, Diretor do Consep (Conselho Municipal de Segurança Pública) Cia 132 do 39º BPMMG. O tema foi a atuação do conselho e, logo no início, para ressaltar a importância de uma atuação social conjunta, apresentou dados sobre violência e criminalidade. Por exemplo, o número de homicídios em 2017: 62.517, segundo o Ministério da Saúde. “O crime é organizado, a sociedade também precisa se organizar, alinhando discursos e ações”, afirmou o diretor.

Vieira explicou que o Consep é formado por membros da comunidade que se dispõem a auxiliar a Polícia Militar, um ponto de apoio e de discussão entre autoridades, comerciantes, empresários e cidadãos. Lembrou que o Estado é o responsável por garantir segurança à população, mas o Consep contribui por aproximar Polícia Militar e comunidades, reduzindo a criminalidade e se consolidando como espaço democrático construído pelos próprios cidadãos.

Sobre o funcionamento do Consep, o diretor explicou que são realizadas reuniões periódicas em que são expostas as demandas de cada região. Também citou as redes de proteção, segundo ele, rigorosamente monitoradas pela Polícia Militar e fez um apelo à Guarda Civil de Contagem para que participe do Conselho, uma vez que há demandas que poderiam ser solucionadas de forma mais eficaz pela guarda municipal, além de somar forças para ações mais eficientes em prol da sociedade.

Por fim, Carlos Vieira disse que o conselho está aberto para receber visitas e estabelecer diálogos. O Consep Cia 132 do 39º BPMMG é o primeiro em toda 2ª Região a ter uma sede, e o diretor revelou que foi da própria comunidade essa iniciativa: “Um membro doou o terreno, outros ajudaram a mobiliar e todos cuidam com muito carinho desse espaço que é tão atuante e importante para a sociedade”.

Em aparte, o primeiro secretário da Câmara, vereador Capitão Fontes (MDB), parabenizou o Consep e enfatizou a importância do conselho. “Muitas pessoas não valorizam esse trabalho, mas é ele que está próximo das comunidades colaborando com a Polícia Militar, é um projeto de interesse coletivo”, concluiu.

A sede do Consep Cia 132 do 39º BPMMG fica na Av. Marte 1125 – Sala 08, Jardim Riacho, em Contagem/ MG.

* Por Érica Lima

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem