ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem aprovam criação de fundo para a Educação

26 de março de 2019, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem aprovou, nesta terça-feira (26/03), em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei 039/2018, que cria o Fundo Municipal de Educação. Proposto pelo Executivo, a finalidade é captar e aplicar recursos na implantação da política educacional pública, em outras iniciativas destinadas à educação e ao cumprimento dos objetivos do Conselho Municipal de Educação.

Em mensagem que acompanha a matéria, o prefeito Alex de Freitas explica que “a aplicação do referido Fundo priorizará a expansão do espaço político de debate sobre educação e cidadania, convergindo para a elevação da qualidade dos serviços educacionais e seus efeitos na sociedade como um todo, garantindo seu direito de participar da definição das orientações educacionais do Município por intermédio do Conselho Municipal de Educação”.

O Fundo será administrado pelo titular da Secretaria Municipal de Educação, que deliberará sobre a destinação da receita em políticas, programas, projetos e ações. E a movimentação financeira ficará a cargo, sempre em dupla, dos titulares da Secretaria Municipal da Fazenda, e da Subsecretaria e da Superintendência do Tesouro Municipal. A aplicação dos recursos e os relatórios serão sempre submetidos ao Conselho Municipal de Educação e ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Os recursos do Fundo serão aplicados: em financiamento de programas e projetos do Plano Municipal de Educação; na aquisição de material e insumos para o desenvolvimento desses programas e projetos; na construção, reforma, ampliação, aquisição ou locação de imóveis necessários à implantação do Conselho e do Plano municipais; no apoio e aperfeiçoamento de instrumentos de gestão, planejamento, administração e controle de ações; e no apoio e desenvolvimento de programas de estudos, pesquisas, capacitação, e aperfeiçoamento de recursos humanos.

O impacto financeiro da criação do Fundo será perto de R$ 600 mil nos próximos três anos – recursos provenientes de transferências recebidas do Fundeb -, podendo o poder Executivo alterar alguns parâmetros do Plano Plurianual e do Orçamento de 2019, para viabilizar essas alterações. A Prefeitura também está autorizada, pela nova lei – a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem -, a regulamentar a questão a partir de decreto.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem