A Câmara Municipal de Contagem – por meio de sua Escola do Legislativo -, em parceria com as Câmaras Municipais de Belo Horizonte e de Betim e com a PUC Minas, realizou na última quarta-feira (20) a plenária municipal final da edição 2014 do Parlamento Jovem Polo BH.
Realizado desde 2004 pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC, o Parlamento Jovem é um programa de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior de municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de participação no Parlamento e um maior entendimento sobre o papel do Legislativo em níveis municipal, estadual e federal.
A abertura dos trabalhos foi feita pela coordenadora da Escola do Legislativo de Contagem, Eliene Carvalho, que agradeceu a presença dos alunos e coordenadores das duas escolas de Contagem envolvidas no Parlamento Jovem deste ano: a Escola Estadual José da Silva Couto, e o Instituto Educacional Novos Tempos.
Destacando também a presença de uma das coordenadoras do Polo BH, Rosimeire de Souza Silva, que acompanhou toda a dinâmica da plenária, Eliene explicou que, apesar da Escola do Legislativo de Contagem ter nascido em 2013, o Parlamento Jovem foi o marco inicial da Instituição. “A Escola nasceu no ano passado, mas passa a existir agora com esse projeto de vocês. É uma experiência enriquecedora, parabéns a todos os envolvidos”.
A Coordenadora de Estágios da Escola do Legislativo de Contagem, Viviane França, direcionou sua fala no sentido de parabenizar os estudantes das escolas, que elaboraram as propostas e puderam entender mais sobre o Legislativo. “Vocês estão aqui não só para propor projetos que podem virar leis estaduais, mas estão aqui hoje para ajudar a mudar essa cultura política, vestindo a face dos vereadores e exercendo seus papéis enquanto cidadãos”.
Propostas
Neste ano, o tema trabalhado com os estudantes do Parlamento Jovem foi “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. Desde abril, a Escola do Legislativo de Contagem trabalhou o projeto, por meio de monitores extensionistas, nas duas escolas da cidade envolvidas. Ao longo do período trabalhado, os alunos selecionados puderam fazer propostas ou ações relativas a essa temática.
O encontro realizado nesta semana na Câmara foi o ponto culminante desta etapa municipal, quando as 48 propostas feitas ao todo pelos estudantes de Contagem foram debatidas e das quais19 foram selecionadas para representar a cidade na próxima etapa do Parlamento Jovem (Etapa Regional), que vai acontecer no dia 15 setembro, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, e envolverá as três cidades do Polo BH – Contagem, Belo Horizonte e Betim.
Para o representante da Coordenação do Instituto Educacional Novos Tempos, Maurício Mascarenhas, os alunos participantes do Parlamento Jovem mostraram grande empolgação com o projeto, o que foi confirmado pelo estudante Gustavo Yuri Agripino, para quem a dinâmica do trabalho foi estimulante. “Foi muito legal. Achei que ia chegar e ficar aqui sentado, ouvindo, mas tivemos todos a oportunidade de interagir e trocar ideias. Descobri que os políticos têm um trabalho difícil”, concluiu.
Segundo Alessandro Silva, extensionista da Câmara de Belo Horizonte, que acompanhou a plenária e que está envolvido no Projeto há três anos, o Parlamento Jovem mostra a importância da participação da juventude nas discussões políticas. “A gente conversa sobre política entre nós, com a galera do skate ou com os colegas, mas conversar sobre política dentro de uma Câmara é diferente. Estamos aqui bem próximos dos nossos representantes”, analisou Alessandro.
O último passo do Parlamento Jovem será de 29 de outubro a 1º de novembro, quando todas as 22 cidades do estado que participam do Projeto Parlamento Jovem vão realizar uma plenária para eleger, em caráter definitivo, uma única proposta, que será levada para a Assembleia Legislativa de Minas, e que poderá dar origem a uma ação ou até mesmo um projeto de lei estadual.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...