A Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta quinta-feira (25/04), aproximadamente 70 alunos do 2o ao 5o ano do Instituto Educacional Sara Camilo, escola localizada no bairro Milanês, regional Ressaca. A visita integra o projeto Câmara Aberta, da Escola do Legislativo, no qual a Casa abre as portas para os estudantes de Contagem conhecerem um pouco mais sobre política, democracia e o trabalho dos vereadores.
Desta vez, a atividade teve um caráter especial, pelo fato de a Câmara estar trabalhando o tema inclusão, por ocasião do mês de conscientização do autismo. A instituição é parceira da Escola do Legislativo no ciclo de palestras realizado nas escolas sobre o tema, e é referência em inclusão. Entre seus 170 alunos, a escola acolhe e inclui 40 com alguma síndrome ou condição especial, dentre os quais sete participaram da visita à Câmara, incluindo crianças com autismo, síndrome de Down, dislexia, Asperger, TDAH, entre outras.
Os estudantes começaram a visita pela presidência da Câmara, quando tiveram a oportunidade de conversar com o presidente, vereador Daniel Carvalho (PV). O parlamentar ressaltou a alegria em receber os jovens e ajudar em sua formação cidadã.
“O nosso intuito com o Câmara Aberta é aproximar dos nossos estudantes e contribuir para despertar seu interesse na política, mostrando como trabalham os políticos, como são tomadas as decisões em nosso município, como funciona a nossa sociedade. Temos que mudar a ideia de que a política é algo distante e negativo, e incentivar a participação de cada um na construção de uma cidade melhor”, disse o vereador.
O presidente da Câmara explicou um pouco do seu trabalho e ressaltou a importância do projeto, inclusive, para o desenvolvimento de novas lideranças políticas cientes de sua responsabilidade. E parece que o bate-papo deu resultado: se ninguém havia levantado a mão quando Daniel Carvalho perguntou, no início da atividade, quem queria ser político, vários alunos saíram da sala considerando essa opção, entre as profissões tradicionais.
Em seguida, os estudantes participaram de palestra no plenário da Casa, com o procurador Silvério Cândido, sobre cidadania, democracia e política, na qual puderam saber mais sobre esses conceitos, além dos três poderes da República, da função do poder Legislativo e do trabalho dos vereadores.
A diretora da instituição, Sara Camilo, destacou que os alunos já participam de uma assembleia semanal para debater questões escolares, e que a visita à Câmara é um complemento importante para sua formação política e cidadã.
“O objetivo da visita é despertar a consciência política de nossos alunos, que eles conheçam as funções políticas de cada cargo, tenham conhecimento sobre a democracia, superem alguns preconceitos e que até queriam fazer parte deste mundo político, para trazer mudanças para o nosso país”, destacou a professora. “É muito importante que a Câmara abra esse espaço, para que os jovens conheçam o contexto político da cidade, despertem o interesse para o assunto e para que desenvolvam uma consciência cidadã”, concluiu.
A depressão e outros problemas de saúde mental tiram a vida de mais de 700 mil pessoas todos os anos no mundo, segundo dados de 2022 da Organização...
A maioria dos vereadores de Contagem prestigiou o evento de entrega do primeiro trecho da avenida Prefeito Newton Cardoso (Maracanã), realizado na ...
Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...