Na noite da última segunda-feira (29/04), o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), homenageou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais.
Durante solenidade realizada na sede do Rotary Clube de Contagem, o parlamentar entregou o título de cidadão honorário, recentemente aprovado em plenária, ao magistrado reconhecendo a importância de sua contribuição para o desenvolvimento da cidade e de seus serviços prestados à comunidade contagense.
“Quero lembrar a brilhante atuação do Judiciário em nosso município, por meio dessa homenagem ao desembargador, e deixar registrado publicamente meus sinceros agradecimentos a todos que trabalham em prol da segurança e da justiça em nossa cidade”, reforçou Daniel Carvalho.
Em seu discurso, como agradecimento à população contagense, o desembargador anunciou que Contagem sediará a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e de Inquéritos Policiais da Comarca de Contagem.
Após conhecer os índices altos de violência contra a mulher na cidade, segundo ele, a criação da vara foi acelerada com o objetivo de “dar vazão mais célere aos processos e, assim, desestimular a prática de novos delitos”. A data provável para instalação da nova unidade judiciária é 6 de junho.
Logo após receber a honraria, o desembargador ministrou a palestra “O Judiciário no século XXI” para alunos e docentes da Faculdade de Direito de Contagem (FDCON). Ele abordou os avanços do Poder Judiciário, a partir da edição da Constituição de 1988, e teceu considerações sobre as perspectivas para o século 21.
* Por Natália Rosa
Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...
Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...
Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...