ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara Aberta conclui ciclo de palestras sobre autismo e inclusão

30 de abril de 2019, por lorena.carazza

O autismo e a inclusão escolar foram os temas de abril do Câmara Aberta, projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem. Em razão do mês de conscientização sobre o autismo, a Escola do Legislativo convidou a equipe pedagógica do Instituto Educacional Sara Camilo, localizado no bairro Milanês, para um ciclo de palestras sobre o autismo e outras síndromes e condições especiais em ambiente escolar.

A escola é referência em inclusão. Entre seus 170 alunos, ela acolhe 40 com alguma deficiência neurológica ou condição especial, incluindo crianças com autismo, síndrome de Down, dislexia, Asperger, TDAH, entre outras.

O encerramento aconteceu na noite desta segunda-feira (29/04), na Faculdade Única, localizada na região da Sede. Cerca de 40 alunos do terceiro ao oitavo período do curso de Pedagogia da instituição assistiram à exposição de Luciana Cristina Soares, Ana Carla Pereira Soares e Sara Camilo, parte da equipe pedagógica do Instituto Educacional Sara Camilo.

Na ocasião, os futuros profissionais da Pedagogia assistiram atentos à palestra da equipe convidada. As três falaram sobre as disposições legais que tornam a inclusão uma obrigação, e deram exemplos de iniciativas e atitudes que as escolas devem ter para praticarem, de fato, a inclusão dos alunos especiais.

Selma de Fátima já se interessava pelo assunto e aumentou seu conhecimento sobre o tema

Luciana, por exemplo, mostrou uma prova adaptada para um aluno especial que compreende os conteúdos escolares por meio de desenhos. “A disciplina e a matéria são as mesmas dos outros colegas de sala, mas a forma de exposição é diferente”, explica. Ana Carla, professora de recreação, também compartilhou com os presentes as suas experiências durante as aulas inclusivas.

A aluna Selma de Fátima, do oitavo período, elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo de levar o tema para a discussão nas faculdades. Ela, que se interessa pela inclusão e pretende trabalhar na área quando concluir o curso, levou como ensinamento a necessidade de acreditar no potencial das crianças e jovens com autismo.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Única, Ana Carolina Coelho Fernandes, a contribuição da palestra para a formação dos alunos foi importante. “Além da teoria, tentamos sempre trazer para os alunos as experiências e práticas que deram certo. E foi isso que vimos aqui hoje. Foi extremamente produtivo”, disse.

Ampliação do Câmara Aberta

O Câmara Aberta é um projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem que, por meio de ações e palestras em instituições de ensino e de visitas guiadas de estudantes na própria Câmara, busca aproximar alunos de diversos níveis e áreas de conhecimento do Legislativo.

O projeto, que a princípio tinha como atribuição ensinar e falar sobre cidadania, democracia, papel dos vereadores e os processos Legislativos, com o tempo foi se ampliando, introduzindo no planejamento de palestras temas diversos, que vão além da política.

Em março, por exemplo, o Câmara Aberta levou a três escolas do município uma equipe de profissionais, dentre eles psicólogos, para fazer junto aos jovens uma campanha de conscientização contra o bullying.

Já em abril, autismo e inclusão foram tratados em duas ações na Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca (nos dias 08 e 15 de abril), na visita à faculdade Una Contagem, no último dia 26, encerrando esse ciclo de palestras nesta segunda-feira.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem