O autismo e a inclusão escolar foram os temas de abril do Câmara Aberta, projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem. Em razão do mês de conscientização sobre o autismo, a Escola do Legislativo convidou a equipe pedagógica do Instituto Educacional Sara Camilo, localizado no bairro Milanês, para um ciclo de palestras sobre o autismo e outras síndromes e condições especiais em ambiente escolar.
A escola é referência em inclusão. Entre seus 170 alunos, ela acolhe 40 com alguma deficiência neurológica ou condição especial, incluindo crianças com autismo, síndrome de Down, dislexia, Asperger, TDAH, entre outras.
O encerramento aconteceu na noite desta segunda-feira (29/04), na Faculdade Única, localizada na região da Sede. Cerca de 40 alunos do terceiro ao oitavo período do curso de Pedagogia da instituição assistiram à exposição de Luciana Cristina Soares, Ana Carla Pereira Soares e Sara Camilo, parte da equipe pedagógica do Instituto Educacional Sara Camilo.
Na ocasião, os futuros profissionais da Pedagogia assistiram atentos à palestra da equipe convidada. As três falaram sobre as disposições legais que tornam a inclusão uma obrigação, e deram exemplos de iniciativas e atitudes que as escolas devem ter para praticarem, de fato, a inclusão dos alunos especiais.
Luciana, por exemplo, mostrou uma prova adaptada para um aluno especial que compreende os conteúdos escolares por meio de desenhos. “A disciplina e a matéria são as mesmas dos outros colegas de sala, mas a forma de exposição é diferente”, explica. Ana Carla, professora de recreação, também compartilhou com os presentes as suas experiências durante as aulas inclusivas.
A aluna Selma de Fátima, do oitavo período, elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo de levar o tema para a discussão nas faculdades. Ela, que se interessa pela inclusão e pretende trabalhar na área quando concluir o curso, levou como ensinamento a necessidade de acreditar no potencial das crianças e jovens com autismo.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Única, Ana Carolina Coelho Fernandes, a contribuição da palestra para a formação dos alunos foi importante. “Além da teoria, tentamos sempre trazer para os alunos as experiências e práticas que deram certo. E foi isso que vimos aqui hoje. Foi extremamente produtivo”, disse.
Ampliação do Câmara Aberta
O Câmara Aberta é um projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem que, por meio de ações e palestras em instituições de ensino e de visitas guiadas de estudantes na própria Câmara, busca aproximar alunos de diversos níveis e áreas de conhecimento do Legislativo.
O projeto, que a princípio tinha como atribuição ensinar e falar sobre cidadania, democracia, papel dos vereadores e os processos Legislativos, com o tempo foi se ampliando, introduzindo no planejamento de palestras temas diversos, que vão além da política.
Em março, por exemplo, o Câmara Aberta levou a três escolas do município uma equipe de profissionais, dentre eles psicólogos, para fazer junto aos jovens uma campanha de conscientização contra o bullying.
Já em abril, autismo e inclusão foram tratados em duas ações na Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca (nos dias 08 e 15 de abril), na visita à faculdade Una Contagem, no último dia 26, encerrando esse ciclo de palestras nesta segunda-feira.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...