ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Escola do Legislativo promove aula de inclusão para estudantes da UNA Contagem

29 de abril, por Leandro Perché

Noventa estudantes dos cursos de psicologia e pedagogia da Una Contagem tiveram oportunidade, na última sexta-feira (26/04), de aprender um pouco mais sobre inclusão escolar, no ciclo de palestras sobre autismo promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem. A palestra foi ministrada na Una pela equipe do Instituto Educacional Sara Camilo, referência em inclusão e parceira do Legislativo de Contagem nesse projeto.

A equipe da Escola do Legislativo abriu a atividade destacando que o objetivo do projeto é aproximar os estudantes da Câmara Municipal a partir de projetos de educação política e cidadania. E, no caso específico do ciclo de palestras sobre inclusão, se insere nas ações do mês de conscientização sobre o autismo, promovidas pela Escola do Legislativo.

“Acreditamos que, por meio do conhecimento, os estudantes e professores poderão compreender melhor a realidade dos autistas e contribuir para que eles se desenvolvam dentro do ambiente escolar. Levar às instituições de ensino um pouco mais de aprendizado sobre o autismo e, claro, tudo que o envolve é apenas uma forma de dizer que o Legislativo de Contagem abraça essa causa”, destaca o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho.

Em sua palestra, Sara Camilo abordou o conceito de inclusão, ressaltando que, apesar da expressão ser muito utilizada, poucas instituições aplicam o seu conceito de forma plena. “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças, e não com as igualdades”, falou, citando Paulo Freire. Nesse sentido, reforçou que a inclusão é “integração, aproximação, oferecer as mesmas oportunidades, mas de forma adaptada à realidade de cada um”.

Para exemplificar a aplicação de seu conceito de inclusão dentro da sala de aula, ela contou um pouco da experiência da escola que dirige, que recebe, entre seus 170 alunos, 40 com alguma síndrome ou condição especial. Demonstrou todo o processo de acolhimento, monitoria, adaptação, acompanhamento e avaliação dos estudantes.

“Inclusão não é apenas aplicação de técnicas, mas adaptação da escola – estruturas físicas, matérias, metodologias, tecnologias – e dos profissionais, para inserir esse aluno dentro da realidade da classe de forma mais adequada, para que ele participe das mesmas atividades dos outros, mas de acordo com suas especificidades, da forma que ele se sinta parte da turma e tenha a técnica ou o método que traga melhor aprendizado e evolução”, concluiu.

A Escola do Legislativo de Contagem encerra este ciclo de palestras sobre inclusão nesta segunda-feira (29/04) às 19 horas na Faculdade Única (R. Prof. Sigefredo Marquês, 341 – Estância do Hibisco).

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem