ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem inicia ciclo de palestras sobre autismo

8 de abril de 2019, por Leandro Perché

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, atualmente, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, mais de dois milhões de pessoas já foram diagnosticadas. Com número crescente, conhecer o tema e debater sobre acessibilidade e inclusão se torna cada vez mais importante.

Durante o mês de conscientização do autismo, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, percorre as instituições de ensino da cidade ministrando palestras educacionais relacionadas ao assunto. Iniciando a programação nesta segunda-feira (08/04), alunos, professores e diretores da Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca participaram de uma dinâmica com as professoras Luciana Cristina e Sara Camilo, parceiras do projeto.

Estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental puderam compreender melhor o que significa o autismo, quais são as dificuldades que os autistas encontram para se relacionar com outras pessoas e as várias maneiras de ajudá-los. Por meio de vídeos, brincadeiras e atividades lúdicas, eles ainda aprenderam a identificar e, principalmente, respeitar as diferenças.

“Infelizmente, a sociedade não está preparada para a inclusão. Então, a conscientização nas escolas, diretamente com as crianças, mostra que é possível dar uma condição de vida melhor para o autista com o convívio com os demais alunos”, defende a professora Sara Camilo, que hoje coordena o Instituto Educacional Sara Camilo – referência em inclusão em Contagem.

Para o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, abordar temas relevantes como o autismo é de extrema importância, pois “há uma grande necessidade de conscientização por parte do corpo docente e também das próprias crianças que convivem diariamente com colegas autistas. Dessa forma, o conhecimento amplo gera o respeito pela diferença que é determinante para um ambiente saudável e inclusivo”.

A próxima palestra da Escola do Legislativo sobre o tema será no próximo dia 15, segunda-feira, na mesma instituição de ensino.

Autismo

Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são uma condição com a qual uma pessoa precisa conviver ao longo da vida e que afeta a forma como ela se comunica e interage com o mundo. O nível de funções cognitivas e intelectuais de autistas varia bastante, desde um profundo comprometimento destas habilidades até impactos bem mais sutis.

De acordo com a OMS, o autismo se manifesta geralmente antes dos três anos de idade, por meio de um tipo característico de comprometimento do funcionamento regular nas principais áreas de interação: a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação. Os sintomas são dificilmente identificados de forma precoce, atingindo particularmente mais indivíduos do sexo masculino. Seu grau de comprometimento pode ser leve ou mais grave, em que o paciente se mostra incapaz de manter contato interpessoal.

* Por Natália Rosa

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem