ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem homenageia instituições referência em inclusão

30 de abril de 2019, por Leandro Perché

Encerrando o mês de abril, em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Câmara Municipal de Contagem homenageou, nesta terça-feira (30/04), o Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS) e o Instituto Educacional Sara Camilo – instituições referências em inclusão no município.

Em nome do Legislativo, o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), convidou a gerente de atendimento do Cais, Eliana Giarola, e a diretora da escola, Sara Camilo para receber um certificado reconhecendo a importância das instituições para o município e, também, para a população, diante do cenário inclusivo e social.

“Quero registrar aqui meus sinceros agradecimentos, em nome de todos os colegas vereadores, para essas duas instituições renomadas que contribuíram de forma grandiosa para que pudéssemos debater a inclusão de forma consciente, levando conhecimento para as demais escolas, durante todo o mês de abril”, ressaltou Daniel Carvalho.

Cais Contagem

O Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) é uma instituição sem fins econômicos que atua em Contagem há 47 anos. Foi criado em 1971 como uma escola especial e clínica especializada para atender pessoas com deficiência, excluídas das escolas de ensino regular. Atualmente, o Cais presta atendimento a 570 pessoas com deficiência, mensalmente, nos núcleos de atendimento clínico, pedagógico e de educação profissional existentes em sua organização. Em 2018, mais de 800 pessoas, de todas as faixas etárias, passaram pela instituição, que tem como objetivo valorizar a pessoa com deficiência no seio familiar, incentivando e criando condições de acessibilidade para alcançar a inclusão dessas pessoas na sociedade.

Instituto Educacional Sara Camilo

O Instituto Educacional Sara Camilo surgiu há 22 anos com o intuito de ser uma escola inclusiva. Hoje, se tornou referência em inclusão. Entre seus 170 alunos, a escola acolhe e inclui 40 com alguma síndrome ou condição especial, dentre os quais sete participaram da recente visita à Câmara de Contagem, incluindo crianças com autismo, síndrome de Down, dislexia, Asperger, TDAH, entre outras. A instituição foi parceira da Escola do Legislativo de Contagem no ciclo de palestras sobre o autismo, promovido neste mês de abril em instituições de ensino do município.

* Por Natália Rosa

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem