ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem homenageia instituições referência em inclusão

30 de abril, por Leandro Perché

Encerrando o mês de abril, em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Câmara Municipal de Contagem homenageou, nesta terça-feira (30/04), o Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS) e o Instituto Educacional Sara Camilo – instituições referências em inclusão no município.

Em nome do Legislativo, o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), convidou a gerente de atendimento do Cais, Eliana Giarola, e a diretora da escola, Sara Camilo para receber um certificado reconhecendo a importância das instituições para o município e, também, para a população, diante do cenário inclusivo e social.

“Quero registrar aqui meus sinceros agradecimentos, em nome de todos os colegas vereadores, para essas duas instituições renomadas que contribuíram de forma grandiosa para que pudéssemos debater a inclusão de forma consciente, levando conhecimento para as demais escolas, durante todo o mês de abril”, ressaltou Daniel Carvalho.

Cais Contagem

O Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) é uma instituição sem fins econômicos que atua em Contagem há 47 anos. Foi criado em 1971 como uma escola especial e clínica especializada para atender pessoas com deficiência, excluídas das escolas de ensino regular. Atualmente, o Cais presta atendimento a 570 pessoas com deficiência, mensalmente, nos núcleos de atendimento clínico, pedagógico e de educação profissional existentes em sua organização. Em 2018, mais de 800 pessoas, de todas as faixas etárias, passaram pela instituição, que tem como objetivo valorizar a pessoa com deficiência no seio familiar, incentivando e criando condições de acessibilidade para alcançar a inclusão dessas pessoas na sociedade.

Instituto Educacional Sara Camilo

O Instituto Educacional Sara Camilo surgiu há 22 anos com o intuito de ser uma escola inclusiva. Hoje, se tornou referência em inclusão. Entre seus 170 alunos, a escola acolhe e inclui 40 com alguma síndrome ou condição especial, dentre os quais sete participaram da recente visita à Câmara de Contagem, incluindo crianças com autismo, síndrome de Down, dislexia, Asperger, TDAH, entre outras. A instituição foi parceira da Escola do Legislativo de Contagem no ciclo de palestras sobre o autismo, promovido neste mês de abril em instituições de ensino do município.

* Por Natália Rosa

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem