ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Alunos do Colégio Santa Maria conhecem a Câmara de Contagem

9 de maio, por Leandro Perché

O projeto “Câmara Aberta” da Escola do Legislativo de Contagem recebeu, nesta quinta-feira (09/05), mais de 100 alunos do 4o ano do Colégio Santa Maria – Unidade Contagem, localizado no bairro Cinco.

Na ocasião, os estudantes conheceram as dependências da Câmara, conversaram com o presidente Daniel Carvalho (PV), assistiram uma palestra com o procurador legislativo Rodrigo Diniz, e participaram da simulação de uma reunião plenária, com a votação de um projeto de lei fictício.

Daniel Carvalho recepcionou os alunos, falando sobre o papel da Câmara em formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades, direitos e deveres. “O que pretendemos é ajudar na formação política e cidadã de vocês. Assim como sua escola, estamos preocupados não apenas em formar bons médicos e advogados, mas cidadãos do bem, preparados para fazer suas escolhas, para a participação política e para assumir a responsabilidade na construção de uma sociedade melhor”, disse o parlamentar, para os estudantes.

Após a visita à presidência, os jovens assistiram a palestra em plenário, que falou sobre democracia, sobre os três poderes da república, e explicou a função dos vereadores e todo o processo legislativo. Finalizaram a visita de forma bem participativa, com 21 alunos ocupando as cadeiras dos vereadores, marcando presença e realizando uma votação no painel eletrônico.

Feliz com a participação ativa dos alunos na atividade, a professora Priscila Mesquita explicou que os estudantes já estudam, nas disciplinas de Geografia e História, a função do vereador no passado e nos dias atuais, e que a atividade na Câmara é um complemento importante na sua formação.

“O objetivo desta visita é ver in loco, na prática, tudo o que eles tem visto na teoria em sala de aula. É importante que a Câmara abra este espaço para que eles vivenciem o trabalho do vereador de perto e compreendam melhor como funciona o poder Legislativo; a criança precisa dessa prática para sua formação. Eles estavam ansiosos para conhecer a Câmara, e estar no plenário e conversar com o presidente foi muito importante para eles”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem