A Ouvidoria Cidadã da Câmara Municipal de Contagem estará, na manhã do próximo sábado (25/05), no CSU Amazonas, Regional Industrial, registrando as demandas da população e oferecendo diversos serviços gratuitos, em uma grande ação social.
Desde 2017, a Ouvidoria realizou seis ações sociais – regionais Sede, Petrolândia, Riacho, Nova Contagem, Nacional e Eldorado -, atendendo milhares de pessoas. Além de cumprir sua função de registrar as manifestações dos cidadãos e buscar respostas para suas demandas, o órgão oferece, na ação social, programação extensa, com serviços de saúde, beleza, lazer, educação, meio ambiente e utilidade pública.
Entre os serviços oferecidos gratuitamente no dia, incluem-se: emissão da 1a via da carteira de identidade e do Cartão Ótimo; verificação e encaminhamento para vagas de emprego; entrada no seguro-desemprego; orientações jurídicas e ao consumidor; aferição de pressão, glicemia, peso e altura, largura abdominal e risco cardiovascular; corte de cabelo; adoção de mudas e animais; praça de alimentação, shows, espaço kids; e muito mais (Confira a programação ao lado).
“É um dia de cidadania. A Câmara se propõe a sair de seus muros para ir às ruas tentar ajudar o cidadão contagense que não tem acesso a diversos serviços. Com esse objetivo, a Ouvidoria Cidadã tem percorrido toda a cidade, levando os serviços gratuitos a todos, mas também ouvindo a população, para saber suas necessidades e demandas, e para que possamos fazer algo diferente para o cidadão”, destaca o presidente da Câmara, Daniel Carvalho.
“Quando a gente se dispõe a ouvir, não basta disponibilizar canais de atendimento por telefone, site, e-mail ou redes sociais. Estar na rua, cara a cara com as pessoas, faz toda a diferença e pode realmente trazer resultados para a cidade”, explica a ouvidora da Câmara, Gabriela Diniz.
Fale com a Ouvidoria
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...