O uso de drogas é um mal social que atinge todo o mundo, e aqui no Brasil a situação não é diferente. Atualmente, de acordo com pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, o Brasil é o maior consumidor de crack do mundo e o segundo maior de cocaína. Como forma de conscientização, em função do Dia Internacional de Combate às Drogas celebrado em 26 de junho, o mês ficou marcado pelo “Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas”.
Para tratar o assunto de forma ampla, a Câmara Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, levou aos alunos da Escola Municipal José Ovídio Guerra, nesta terça-feira (11/06), uma palestra sobre o tema, ministrada pela psicóloga e coach Patrícia Gomes. Cerca de 220 estudantes do 6º ao 9º ano puderam conhecer melhor os efeitos das drogas lícitas e ilícitas, e, ainda, as muitas consequências de seu uso.
Dados do Ministério da Saúde apontam que dois terços dos jovens entre 13 e 15 anos de idade já experimentaram alguma modalidade droga. “Por isso, a conscientização é de extrema importância. Abordar a questão no ambiente escolar é necessário para que os estudantes tenham contato com informações do ponto de vista científico e também dentro do contexto familiar que elas estão inseridas. Daí, a importância de rompermos os muros da Câmara, com a Escola do Legislativo, e cumprir a função social de levar essas informações para nossos jovens”, destaca o presidente da Câmara, Daniel Carvalho.
A palestrante ressaltou que o objetivo da atividade foi impactar os jovens, para que sejam protagonistas da própria história e não entrem em um caminho, às vezes, sem volta das drogas. “Percebemos o quanto os adolescentes precisam de informações como essas para despertar, é como uma semente plantada. E é muito interessante esta iniciativa da Escola do Legislativo, porque abre as portas para profissionais da área da saúde fazerem esse trabalho nas escolas, de impactar os jovens e suas famílias, que precisam de uma mensagem de esperança, de busca de sentido, de prevenção contra o uso de drogas”, explicou a psicóloga.
“A abordagem da palestra de Patrícia Gomes foge da ideia de apenas falar dos riscos do uso de drogas, ela mostrou aos alunos que existe esperança, que é possível ter um futuro brilhante. Usando muito de sua vivência familiar e mostrando que, assim como eles, veio de uma escola pública da região, ela conquistou olhares e cumpriu com nosso objetivo: conscientizar!”, ressaltou a coordenadora da Escola do Legislativo, Amanda Sartori.
* Por Natália Rosa e Leandro Perché
Quem nunca ouviu histórias ou viu na mídia notícias de acidentes com algum brinquedo de parque de diversões, de shopping ou de praças, que causaram...
Cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência em 2025. O dado é de uma investigação do Instituto DataSenado, que ou...
Excepcionalmente nesta quinta-feira (27/11), o Procon Câmara vai ter seu horário de funcionamento alterado. Ele estará aberto ao público entre 8...