ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara solicita esclarecimentos sobre serviços funerários municipais

9 de julho de 2019, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem tem convivido, especialmente nas últimas semanas, com uma série de denúncias e debates sobre possíveis irregularidades envolvendo a administração municipal e os serviços funerários.

Com o objetivo de esclarecer a questão e buscar soluções, o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV), apresentou, nesta terça-feira (09/07), requerimento assinado por todos os vereadores, solicitando que o secretário municipal de Administração, Luis André de Araújo Vasconcelos, preste informações na Câmara.

O pedido foi motivado pelo fato de, por duas semanas seguidas, ter sido protocolada denúncia relatando supostos fatos de crime de responsabilidade praticados pelo prefeito de Contagem, Alex de Freitas, envolvendo os serviços funerários do município, e esse processo ter sido retirado pelo autor dias depois.

Na plenária, o primeiro secretário, vereador Capitão Fontes (MDB), fez a leitura do expediente de recebimento da última denúncia, no dia 1o de julho, proposta por Frederico Lanna dos Santos, seu encaminhamento para vereadores e Procuradoria, e sua posterior retirada pelo autor no dia 04 de julho. E o procurador geral da Câmara, Silvério Cândido, explicou que “desta forma, a denúncia perde o objeto e sua tramitação fica prejudicada nesta Casa”.

Em seguida, Daniel Carvalho apresentou seu requerimento, explicando que a Câmara seguirá cumprindo seu papel de fiscalização dos atos públicos. “Nas últimas semanas, houve discussões sobre o tema, inclusive com denúncias apresentadas por cidadãos e que, de forma muito obscura, foram retiradas na antevéspera da leitura em plenário. Então, solicitamos o comparecimento do secretário de Administração a esta Casa para uma reunião com todos os vereadores, para esclarecimentos sobre a situação dos serviços funerários”.

O presidente da Câmara ressaltou que a última denúncia protocolada esteve até sob suspeita de ter assinatura falsificada. E, por essa razão, a Procuradoria da Casa tem estudado formas de verificar a autenticidade das denúncias e dos documentos anexos, para que esses processos sejam mais efetivos. “Queremos debater de forma séria algo tão importante para o município e não podemos ter suspeitas de fraudes nessas denúncias”, declarou Carvalho.

Fiscalização

Alguns vereadores se pronunciaram, enaltecendo a iniciativa de solicitar a reunião com a administração municipal. Zé Antônio (PT) defendeu que secretários de gestões anteriores também participem, pelo fato de os serviços funerários serem alvos de reclamação antiga dos cidadãos. Ele também destacou que a licitação dos serviços funerários já foi aberta pelo governo, que incluiu mais serviços entre os oferecidos pela empresa responsável.

Os vereadores Rubens Campos (DC), Pastor Itamar (PRB), Daniel do Irineu (PP) e Vinícius Faria (PCdoB) lembraram que os problemas com as empresas que prestam esses serviços no município vêm se arrastando há anos, com reclamações sobre a qualidade e o preço dos serviços; a necessidade de licitação e os muitos contratos emergenciais assinados pelas administrações municipais; e o suposto monopólio na área. Nesse sentido, várias reuniões foram realizadas e algumas denúncias graves foram apresentadas na Câmara.

“É preciso buscarmos uma solução, e a vinda do secretário será importante para esclarecer essas denúncias e nos trazer informações sobre os serviços funerários e sobre a nova licitação, para que possamos debater com profundidade o assunto e buscar soluções. A Câmara não está omissa e estamos buscando esclarecimento para que não haja irregularidades e o cidadão seja bem atendido por esses serviços”, concluiu Daniel Carvalho.

Veja mais notícias

Secretaria de Defesa Social presta esclarecimentos da tribuna da Câ...

A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, em atendimento à convocação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Contagem, participou d...

7 de maio, por lorena.carazza

Projeto veda agressores de mulheres em cargos públicos em Contagem

Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...

6 de maio, por Leandro Perché

Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...

5 de maio, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem