ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem realiza campanha contra uso do cerol e linha chilena

30 de julho, por Leandro Perché

“Pipa com cerol e linha chilena: corte essa ideia, antes que ela corte outras vidas!” Nada é mais atual que esta frase, que estampa, desde o ano passado, a campanha de conscientização realizada pela Câmara Municipal de Contagem.

Infelizmente, nos últimos dias, os noticiários têm destacado as tragédias ocorridas em Minas Gerais em função do uso ilegal desses materiais em pipas e papagaios. Um exemplo é a recente e triste história do garoto Gabriel Alves, de apenas 15 anos, que foi atingido pela linha chilena e precisou amputar a perna.

Preocupada com as consequências do uso das linhas cortantes, a atual gestão da Câmara Municipal de Contagem mobilizou a Escola do Legislativo e o Departamento de Comunicação em uma grande campanha que já levou informação para centenas de estudantes de escolas municipais de Contagem em agosto do ano passado e julho deste ano. As ações contaram com parceria da Guarda Civil de Contagem e Polícia Militar de Minas Gerais.

A Câmara fez e continua fazendo sua parte para acabar com essa prática. Em 2003, aprovou a Lei 3.758, que proíbe a “industrialização, comercialização, armazenamento, transporte, distribuição, manipulação e uso de cerol ou de qualquer material cortante, utilizado para empinar papagaios, pipas, pandorgas ou semelhantes”. No ano de 2013, atualizou essa Lei, acrescentando a proibição à linha chilena. Agora, junto às autoridades policiais, atua na conscientização dos jovens da cidade.

 “Os jovens precisam conhecer profundamente os riscos, as leis relacionadas à proibição do uso das linhas cortantes e, claro, as sérias consequências para quem infringe as regras, como, por exemplo, multa, apreensão do material, condução à delegacia e responsabilização dos pais ou outros responsáveis”, afirma o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho. “Por meio de atividades propostas pela Escola do Legislativo, estamos rompendo os muros da Câmara com o objetivo de cumprir a função social de levar essas informações aos nossos estudantes”, conclui.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem