ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara promove palestras nas escolas sobre valorização da vida

5 de setembro de 2019, por Leandro Perché

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre os jovens. Preocupada com essa realidade, a Câmara Municipal de Contagem promove neste mês, por meio de sua Escola do Legislativo, palestras e atividades em instituições de ensino do município voltadas para a valorização da vida. A ação, em parceria com a Una Contagem, é parte da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

A primeira instituição a receber a equipe da Escola do Legislativo e a psicóloga Janaína Borsagli, coordenadora dos cursos de saúde da Una Contagem, foi a Escola Municipal do Bairro Tropical. Nesta quinta-feira (05/09), cerca de 120 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental, tiveram uma conversa com a especialista sobre depressão, prevenção ao suicídio e valorização da vida.

De forma bem dinâmica e participativa, a psicóloga falou sobre o Setembro Amarelo e propôs uma reflexão aos estudantes sobre tristeza, depressão e empatia. Além disso, convidou os jovens a observar mais o outro, e simulou como abordar um colega que apresenta tristeza e desânimo, se colocando como instrumento de apoio para aqueles que precisam.

A partir da abordagem, os alunos demonstraram muito interesse e se sentiram confortáveis para fazer perguntas, questionando sobre sinais e sintomas de depressão, como é realizado o tratamento, como buscar ajuda e de que forma pode-se auxiliar alguém que demonstra tristeza e apatia. Eles também quiseram saber sobre problemas relacionados, como bipolaridade e baixa autoestima, além de mencionar a falta de sensibilidade de algumas pessoas para lidar com aqueles que apresentam sintomas de depressão.

Muitos estudantes se emocionaram, choraram e se abraçaram durante a atividade. E foram alertados pela psicóloga: “se nada te anima, se nada te alegra, procure ajuda, porque pode ser depressão”. Diante das manifestações dos jovens, a especialista os confortou: “nós estamos com vocês”.

O professor de ciências Leonardo Barbosa aprovou a atividade, ressaltando que “no mundo atual, se tem faltado inteligência emocional para os adultos, imagina para as crianças e pré-adolescentes, que vivem num mundo marcado pela ansiedade, corrida pela profissão, cobrança nos estudos e desafios dentro da própria casa. Então, é importante terem um profissional para que possam compartilhar suas ansiedades, preocupações e necessidades”, explicou.

Continuidade

De acordo com a psicóloga Janaína Borsagli, é importante tratar o tema entre os jovens e buscar uma abordagem mais contínua. “É uma reflexão que abre portas e possibilidades para continuar esse repensar, ou seja, uma sensibilização inicial de valorização da vida, de projeto de vida, de percepção de que você é importante para o mundo. A partir dessa reflexão, expandimos, com atendimento clínico, com orientação profissional, workshop com professores, pois o preparo e a reflexão não devem ser apenas para o indivíduo, mas para a comunidade em torno dele, que também será impactada”.

Nesse sentido, a especialista ofereceu para a Escola Municipal do Bairro Tropical cinco estagiárias de psicologia da Una, para realizar um atendimento mais individualizado com os estudantes até o final deste ano, além de, junto com a Escola do Legislativo, realizar, ainda neste mês, uma palestra sobre o tema voltada para os professores e outros profissionais da instituição.

Outras escolas receberão o ciclo de palestras ainda em setembro. Na próxima quinta-feira (12/09), será a vez da Escola Municipal Eli Horta Costa receber o projeto. E a previsão é que a equipe da Escola do Legislativo chegue à Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha no dia 26. Mais informações, pelo telefone 3359-8750.

Veja mais notícias

Projeto garante mais segurança em praças e parques de diversão de C...

Quem nunca ouviu histórias ou viu na mídia notícias de acidentes com algum brinquedo de parque de diversões, de shopping ou de praças, que causaram...

27 de novembro, por Leandro Perché

Fim da violência contra a mulher é debatido na Tribuna Livre

Cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência em 2025. O dado é de uma investigação do Instituto DataSenado, que ou...

27 de novembro, por Marco Túlio de Sousa

Alteração de horário do Procon Câmara nesta quinta-feira (27/11)

Excepcionalmente nesta quinta-feira (27/11), o Procon Câmara vai ter seu horário de funcionamento alterado. Ele estará aberto ao público entre 8...

26 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem