O relatório mais recente do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil mostrou que, entre 2021 e 2023, o País registrou 164.199 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes de até 19 anos. Só em 2023, foram 63.430 casos, o que corresponde a uma ocorrência a cada oito minutos.
No entanto, esse número tende a ser muito maior devido à subnotificação: segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 8,5% dos episódios são reportados às autoridades policiais, permitindo sua formalização e inclusão em registros oficiais.
Com o objetivo de fortalecer a legislação municipal de proteção à criança e ao adolescente em Contagem e reduzir a omissão nos casos de abuso, a Câmara aprovou, em primeiro turno, nesta terça-feira (12/08), o Projeto de Lei PL 025/2025. A proposta cria mecanismos que possibilitam aos profissionais da área de educação identificar e denunciar sinais de abuso moral, físico, sexual e exploração sexual infantil, tanto presencial quanto digital.
Segundo a proposta, o Poder Executivo poderá promover capacitação e treinamento de todos os profissionais da educação que tenham contato direto ou indireto com crianças e adolescentes em escolas e creches. Isso inclui professores titulares, auxiliares e substitutos, diretores e vice-diretores, coordenadores e demais funcionários do ambiente escolar.
As capacitações abordarão pelo menos nove pontos essenciais, incluindo identificação de sinais de abuso, formas práticas e efetivas de abordagem e denúncia, com a participação de médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, pedagogos e profissionais da área jurídica.
De acordo com o autor do projeto, vereador Daniel Carvalho (PSD), a maioria dos casos de abuso é descoberta por meio das escolas. “Esses dados evidenciam a importância dos profissionais da educação na identificação e combate à violência contra crianças e adolescentes”, afirmou.
O projeto retorna ao plenário na próxima semana para apreciação em segundo turno e redação final, antes da avaliação e sanção do Executivo. “É um tema muito atual e importante, amplamente debatido hoje em plenário. Tenho certeza de que será aprovado em segundo turno e sancionado, se tornando lei”, finalizou Daniel.
Conheça as principais leis municipais que garantem a proteção da integridade e dos direitos de crianças e adolescentes em Contagem:
O relatório mais recente do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil mostrou que, entre 2021 e 2023, o País re...
A Câmara de Contagem recebeu, nesta quinta-feira (07/08), a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, para a apresentação de três p...
A 22ª Reunião Ordinária da Câmara, ocorrida na terça-feira, 05/08, abriu os trabalhos do Legislativo contagense no segundo semestre de 2025. A plen...