ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Alunos do Colégio Supremo têm aula de política no Câmara Aberta

19 de setembro, por leandroperche

O projeto Câmara Aberta, da Escola do Legislativo de Contagem, recebeu, na tarde desta quinta-feira (19/09), 40 alunos do 4o ano do ensino fundamental do Colégio Supremo, instituição de ensino localizada no Industrial.

Os estudantes conheceram as dependências da Câmara Municipal, assistiram palestra sobre política, cidadania e o papel do vereador, e puderam participar, em plenário, da simulação da votação de um projeto de lei. Todos demonstraram muito interesse e encheram de perguntas o procurador legislativo Rodrigo Diniz, incluindo: “como nasce uma lei”, “quais as funções do vereador”, “o que é uma legislatura”, e “o que é uma audiência pública”.

A professora Quézia Ribeiro, que acompanhou a visita, externou sua satisfação em ver os estudantes tão interessados em política. “Faz parte do nosso currículo abordar assuntos voltados ao nosso cotidiano e, como a política tem causado grande alarde em nosso país, os próprios alunos trouxeram essa necessidade. Então, queríamos que eles vissem de perto onde são elaboradas e votadas as leis, e participassem do cotidiano político da nossa cidade”, explicou.

Empolgada com as atividades, a educadora enalteceu o projeto da Câmara. “Buscamos tornar esses alunos mais críticos, com debates, fóruns, apresentações. Dessa forma, todos eles queriam estar aqui hoje, para vivenciar esse cenário político. E a iniciativa da Câmara é muito importante nesse sentido, porque mesmo nós, professores, muitas vezes, somos leigos e aprendemos muito com essa visita. A partir dela, os alunos se tornam porta-vozes em casa, para que os pais participem mais da comunidade”, concluiu.

De acordo com o presidente do Legislativo Municipal, vereador Daniel Carvalho, o objetivo do projeto Câmara Aberta é justamente “despertar o interesse dos jovens na política e ajudar na sua formação, tornando-os cidadãos mais preparados para a tomada de decisão e mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade melhor”.

Para saber mais sobre o projeto Câmara Aberta e sobre a visita à sede do Legislativo Municipal, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone 3359-8750.

* Fotos: Anderson Pena.

Veja mais notícias

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza

Câmara recebe Fórum Mineiro Encerramento de Mandato e Fechamento de...

A Câmara Municipal de Contagem realiza, em parceria com a Brasil Master, na próxima segunda-feira (17/06), das 08h às 17h, o Fórum Mineiro Encerram...

13 de junho, por leandroperche
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem