ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara dá mais um passo para a valorização do servidor municipal

18 de fevereiro de 2020, por lorena.carazza

Os vereadores de Contagem se empenharam, na última semana, na avaliação e apreciação de dois projetos de lei complementar (PLC) que beneficiam quase 850 servidores efetivos da administração direta e do quadro setorial da Saúde do município. Dando agilidade na emissão dos pareceres – tendo sido, inclusive, convocada reunião extraordinária de Comissões na semana passada – a Câmara aprovou por unanimidade hoje (18/02), em primeiro turno, as duas matérias de interesse do servidor público municipal.

Trata-se dos PLCs 002/20 e o 003/20, ambos de autoria do Poder Executivo, que trazem benefícios na carreira, gratificações e aumento salarial para determinadas categorias, o que, segundo o governo, pretende valorizar os funcionários detentores de cargo efetivo, “permitindo que eles passem a compor uma carreira em permanente desenvolvimento, compatível com o importante trabalho prestado aos cidadãos contagenses”.

O PLC 002/20, especificamente, altera a Lei Complementar nº203/16, que trata das gratificações dos servidores da administração direta e indireta. Assim, cria uma gratificação específica para os detentores do cargo efetivo de Técnico Superior em Gestão Pública – a GAGP – que antes recebiam a GIP – Gratificação de Incentivo à Produtividade. 

Na prática, a mudança traz para esses servidores – os técnicos superiores em Gestão Pública – um aumento considerável no valor de suas gratificações. Houve também alteração nos parâmetros de valores e critérios da GAF, a Gratificação por Desempenho de Atividade Fiscal, remuneração extra dada aos servidores que ocupam o cargo de fiscais da Prefeitura: do Procon, de obras, de posturas, de meio ambiente e Inspetor de Saúde. 

Já o PLC 003/20 altera o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores da administração direta e da Transcon – Lei Complementar nº105/2011 – , além do plano de carreira dos servidores da Saúde, que tem PCCV próprio, determinado pela Lei Complementar nº 104/2011. 

O PLC 003 cria, no plano de cargos, carreiras e vencimentos da administração direta e Transcon, mais um nível salarial para 14 cargos diferentes: Analista de TI, Arquiteto, Assistente Administrativo, Biólogo, Engenheiro, Fiscal de Atividades Urbanas, Fiscal do Procon, Geógrafo, Psicólogo, Sociólogo, Técnico Superior em Assuntos Sócio-econômicos, Técnico Superior em Edificações e Obras Públicas, Técnico Superior em Gestão da Informação e Técnico Superior em Meio Ambiente. 

Para os analistas de sistemas do quadro setorial da Saúde, fica criado o nível X-A. Já para os assistentes administrativos – que somam mais de 500 funcionários – a criação do nível VIII-A no PCCV garante a esses servidores um aumento real de salário. A categoria foi uma das que compareceram em peso na plenária desta semana e acompanharam ansiosas a aprovação dos projetos em primeiro turno. 

Eles montaram uma comissão, composta por assistentes administrativos de diversos setores e secretarias da Prefeitura, que ficou responsável pelo acompanhamento das negociações com o Governo. Um dos membros da Comissão é a assistente administrativa que presta serviço no setor de Recursos Humanos da Prefeitura, Beatriz Moreira Leite.

Para ela, o aumento é um incentivo para que a categoria continue lutando pela melhoria da carreira. “Ainda estamos aquém, por exemplo, dos assistentes administrativos da Prefeitura de Belo Horizonte. Mas essa vitória de hoje nos ajuda a não desistir das nossas reivindicações”, disse. A colega de trabalho Bárbara Josielle também faz parte da Comissão e comemorou a votação. “É muito bom saber que podemos contar com os vereadores”, disse, agradecida pela agilidade que a Câmara deu na apreciação dos projetos.

Ambos PLCs serão votados em segundo turno e redação final na próxima semana e, na sequência, enviados para a sanção do prefeito Alex de Freitas. Eles entram em vigor a partir de suas respectivas publicações no Diário Oficial do Município, mas passam a valer a partir de 1º de abril de 2020.

Vereadores parabenizam as conquistas

Desde a semana passada, quando as discussões sobre a celeridade da tramitação dos dois PLCs ganharam destaque com o requerimento do vereador Alessandro Henrique (PTC), os parlamentares têm se manifestado a favor dos servidores.

O vereador pediu, na 2ª reunião ordinária da Câmara (11/02), que a Procuradoria da Casa, assim como a comissão de Legislação Justiça e Redação Final e a comissão de Administração e Serviços Públicos, agilizassem a emissão dos seus pareceres, a fim de que os servidores pudessem ter seus anseios rapidamente atendidos. 

Hoje, parabenizou os funcionários pela conquista e também o secretário municipal de Administração, Adriano Henrique, e o prefeito Alex de Freitas pela forma como conduziram as negociações com os funcionários. 

Alex Chiodi (SD) também congratulou os servidores, lembrando de outras situações em que a Casa deu prioridade na tramitação de projetos que beneficiaram os servidores públicos. Já os vereadores Dr. Rubens Campos (DC) e Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) fizeram uma análise mais ampla, destacando que a Câmara de Contagem está “fazendo um contraponto ao que o Governo Federal, através do ministro Paulo Guedes, disse sobre os servidores públicos: que eles são um problema para o País. Mas, pelo contrário, eles são a solução”, contestou Dr. Rubens. 

Já o vereador Daniel do Irineu (PP), além de parabenizar os servidores pela mobilização e pela conquista, aproveitou para fazer críticas à prática de trazer para a administração municipal, para ocupar cargos importantes de comissão, pessoas de fora do município. “Vocês [servidores efetivos] é que têm que ser valorizados, reconhecidos e colocados em cargos de gestão. Só assim a cidade vai conseguir reduzir os gastos com a máquina pública, que já estão estourados, e fazer ações concretas e com menos custo para a cidade”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), encerrou o debate sobre a aprovação dos projetos dizendo que a Casa estará sempre à disposição dos servidores públicos. “Sei que existem muitas outras batalhas, mas vocês poderão sempre contar com o trabalho da Câmara”, encerrou. 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem