ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo de Contagem reconhece atuação do Rotary International

19 de fevereiro, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem homenageou, durante a reunião plenária desta terça-feira (18/02), o Rotary International, pelos 115 anos de serviços prestados à sociedade. O reconhecimento foi realizado por iniciativa do presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho, em celebração ao aniversário da instituição, comemorado em 23 de fevereiro.

Presente em mais de 200 países e contando com mais de 1,2 milhões de membros em cerca de 35 mil clubes, o Rotary é a maior organização de prestação de serviços não governamental do mundo, e um dos três membros permanentes não-países da Organização das Nações Unidas (ONU), junto com a Cruz Vermelha e o Vaticano.

Em Contagem, sua atuação destacada desde 1968 já foi reconhecida com a criação, a partir da Lei nº 4794/2015, do Dia Municipal do Rotary International, celebrado anualmente no dia 23 de fevereiro; além da nomeação, no ano passado, da Praça Rotary, situada na Av. João César de Oliveira, altura do nº 6.620, bairro Beatriz – ambos, projetos de iniciativa do vereador Daniel Carvalho, atual presidente da Câmara. Em 2014, a Casa do Rotariano de Contagem também recebeu o Diploma de Honra ao Mérito na Câmara.

“Quero cumprimentar a todos os rotarianos pelos 115 anos de relevantes serviços prestados em projetos sociais e ambientais, e pelas notáveis contribuições ao nosso município. Temos a honra de fazer mais essa singela homenagem ao Rotary International. A  nossa Casa está sempre de portas abertas e os senhores são sempre bem vindos”, destacou Daniel Carvalho, após entregar uma placa comemorativa aos representantes da instituição.

Tribuna Livre

Após as homenagens, o curador da Fundação Rotária, Hipólito Ferreira, participou da Tribuna Livre da Câmara, falando sobre a importância da instituição e sua atuação no município.

Ele ressaltou a alegria e a gratidão pelas homenagens no Legislativo de Contagem. “A Câmara Municipal é a concretização da democracia. Então, neste local sagrado da democracia, começo saudando Daniel Carvalho, ilustre presidente desta Casa que, também enquanto rotariano, demonstrou um amor à comunidade e sua lealdade à organização, aprovando há algum tempo, o Dia Municipal do Rotary Internacional, pelo qual somos muito gratos”.

Hipólito falou sobre os avanços da sociedade nos 115 anos do Rotary e o apreço da organização pela pluralidade, sobre as transformações da instituição e o rompimento das barreiras “entre velhos e novos, profissionais e não profissionais, entre categorias, entre sexos”. “A sociedade era polarizada e não se comunicava por inteiro. E organizações como o Rotary International, Cruz Vermelha e Maçonaria ajudaram a compor um novo pensamento”, pontuou.

Falando sobre a importância do trabalho do vereador para a população, ressaltou que “no Rotary, a filosofia é exatamente pensar no outro; dizem que é impossível sentir a dor do outro, mas você ter compaixão é o caráter da lealdade que você tem, primeiro consigo mesmo, depois, com aquilo que você sonhou e com a instituição que você representa”, sintetizou o rotariano.

Destacou, ainda, a necessidade do exercício da política em busca do desenvolvimento social e do bem comum, e o papel essencial da educação “na formação do lado humano das pessoas” e na construção de uma sociedade mais justa. E essa seria, segundo ele, a grande reflexão e atuação da instituição.

“O Rotary está no mundo inteiro e aqui em Contagem já tivemos mais de dois milhões em projetos nesse sentido, como o projeto U$ 350 mil, que equivale a R$ 1,5 milhão, para alfabetização e educação de pessoas carentes, além de outros projetos de prevenção de drogas, de formação cultural, de todas as formas que as comunidades demandam e precisam”, pontuou Hipólito, lembrando também do bilionário investimento do Rotary em vacinas, em auxílio a desastres e em educação em todo o mundo.

“Gostaria de finalizar agradecendo a esta Casa pela oportunidade que dá ao Rotary de se apresentar e de se inserir na sociedade de Contagem”, concluiu.

Por fim, o vereador Daniel do Irineu (PP) parabenizou a direção do Rotary e toda a organização pela atuação destacada globalmente. “É uma instituição que merece todo o reconhecimento público pela excelência do trabalho em nossa cidade, em nosso estado e em todo o mundo”, concluiu.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem