Com o objetivo de conscientizar os adolescentes contra o abuso de álcool, o uso de drogas e o sexo sem proteção, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem promoveu, nesta sexta-feira (21/02), véspera de Carnaval, palestra sobre esses temas para 70 alunos do 9o ano da Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra, no Centro de Contagem.
Na oportunidade, a coordenadora da Política Sobre Álcool e outras Drogas de Contagem, Watrislene Souza Duarte, conversou com os estudantes sobre a importância de terem mais responsabilidade com suas ações, para que não tenham que lidar com consequências indesejadas do uso de substâncias nocivas e de uma gravidez na adolescência sem o planejamento adequado. Ela distribuiu um material da campanha por um carnaval mais responsável, e pediu que os jovens fossem replicadores das informações.
Em seguida, duas profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da rede SUS/Contagem, Giovana Evangelista e Maria José Costa, se dividiram em duas salas para falar sobre sexo seguro e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Elas abordaram sinais e sintomas dessas doenças, os métodos preventivos, a importância do uso dos preservativos e da vacinação contra HPV, e os locais em Contagem para a realização de exames e aconselhamento.
Giovana destacou a importância da parceria com a Escola do Legislativo, para levar mais informação aos jovens. “A gente vê a necessidade de o adolescente iniciar sua vida sexual já entendendo sobre esses assuntos, sabendo o que pode esperar do relacionamento com o outro, a importância de se conhecer o próprio corpo, a questão das doenças e que ele tem de ter o cuidado e a prevenção desde cedo. Se ele não entende e não incorpora a ideia do uso do preservativo desde o início, mais tarde, fica difícil. E nosso objetivo é conscientizar e sensibilizar o adolescente nesse sentido”.
Muito interessados, os jovens participaram ativamente e puderam esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. Para a estudante Kamilly Eduarda, “a palestra foi muito interessante e ajudará a todos a se prevenirem melhor, porque são assuntos sérios e situações muito graves que podem acontecer”.
O ciclo de palestras da Escola do Legislativo sobre o uso e abuso de álcool e outras drogas e sobre a prevenção às IST’s deve continuar nas escolas no mês de março (as datas e locais ainda serão confirmados). De acordo com o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, “O objetivo é unir forças para propor atividades que incentivem nos alunos uma postura cidadã com responsabilidade social; por isso, estamos rompendo os muros do Legislativo para cumprir nossa função social de levar informações aos nossos jovens”.
A Lei Federal nº 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, fo...
A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, em atendimento à convocação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Contagem, participou d...
Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...