ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Alunos do Grau Técnico têm aula de política e cidadania no Câmara Aberta

16 de março, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta segunda-feira (16/03), uma turma do curso de Técnico em Enfermagem da rede de ensino Grau Técnico. A visita faz parte do projeto Câmara Aberta, promovido pela Escola do Legislativo, que abre as portas para que estudantes de instituições públicas e privadas de Contagem conheçam a Câmara e o trabalho dos vereadores.

Durante a atividade, os estudantes conheceram a estrutura da sede do Legislativo e conversaram com o presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho, sobre política, o trabalho parlamentar e a importância da participação do cidadão na construção da democracia.

“A informação é a principal ferramenta do cidadão; é preciso entender o processo eleitoral e político, para votar com convicção, cobrar dos representantes e participar efetivamente. O que estamos tentando fazer com esse projeto é, com transparência, mostrar como funciona a nossa política e ajudar a formar cidadãos conscientes do seu papel, compartilhando a responsabilidade de melhorar a nossa cidade. Além disso, queremos formar novas lideranças mais preparadas para lidar com os desafios da gestão pública”, explicou Carvalho.

Após a visita à presidência, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir, em plenário, uma palestra sobre política, cidadania e o processo legislativo. O procurador legislativo Rodrigo Diniz falou sobre assuntos relacionados à organização e competência dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e discorreu sobre a Câmara: o número de vereadores e suas funções, e como se dá a tramitação de uma lei, desde a sua proposição até a sanção ou promulgação.

Por fim, os estudantes participaram da simulação de uma reunião plenária, quando foi discutido, votado e aprovado um projeto de lei fictício sobre a reutilização da águas das chuvas e fontes renováveis de energia em prédios públicos do município. E terminaram a visita tirando suas dúvidas, com o servidor da Casa, sobre a função do vereador e o processo legislativo.

Para saber mais sobre o Câmara Aberta, entre em contato com a Escola do Legislativo – (31) 3359-8750.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem