ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo de Contagem adota medidas de enfrentamento ao coronavírus

17 de março, por Leandro Perché

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho, anunciou, na plenária desta terça-feira (17/03), uma série de medidas para prevenir a transmissão do coronavírus (Covid-19) entre colaboradores, vereadores e frequentadores da sede do Legislativo municipal.

Entre as principais ações implementadas pela Portaria 001/2020 da Mesa Diretora, está a restrição do acesso às dependências da Casa apenas a vereadores, servidores, estagiários, terceirizados e prestadores de serviços. Estão mantidas as atividades do processo legislativo, incluindo as reuniões ordinárias, extraordinárias e de comissões, com a presença apenas de parlamentares e funcionários. E estão suspensas outras atividades que envolvam público externo, como eventos, atendimentos nos gabinetes, visitações e cessão de espaço.

As comunicações do cidadão com o Legislativo são mantidas por telefone, e-mail e pelas mídias sociais oficiais. Além disso, a população pode continuar acompanhando as plenárias, toda terça-feira, a partir das 9h, por meio da transmissão em tempo real no perfil da Câmara no Facebook: www.facebook.com/camaracontagem.

O documento estabelece, ainda, o afastamento do ambiente da Câmara e a realização de atividades no regime home office para os servidores que apresentarem sintomas respiratórios, além daqueles que se enquadrarem em grupos de risco: pessoas com doenças crônicas ou que tenham dependentes com essas condições, devidamente comprovadas por atestado médico; com filhos menores de um ano de idade; servidores com mais de 60 anos; gestantes ou cônjuge de gestante.

Serão adotadas também outras medidas internas de proteção e prevenção: reforço na limpeza e desinfecção das dependências da Câmara; instalação de dispensadores de álcool nas áreas de circulação da Casa, para higienização das mãos; e fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) para servidores e terceirizados envolvidos nas atividades de assistência à saúde, de limpeza e de recepção. Além disso, a Portaria determina reforçar as ações e campanhas de comunicação interna para conscientização e orientação.

Para casos não previstos e outras medidas administrativas necessárias, o presidente da Câmara deve deliberar com a recém nomeada Comissão de Prevenção à Infecção e à Propagação do Covid-19.

“Pela gravidade do momento em que estamos vivendo, de enfrentamento ao Covid-19, o coronavírus, consideramos a necessidade de estabelecer procedimentos e regras que garantam a continuidade das atividades da Câmara, preservando a saúde das pessoas que circulam nas dependências da Casa. Por isso, pela primeira vez, realizamos a plenária sem público, apenas acompanhando pelas redes sociais, e implementamos medidas sérias para enfrentamento desse problema, e contamos com a compreensão de todos”, explicou Daniel Carvalho na abertura da reunião desta terça-feira (17).

Medidas de prevenção*

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para nove partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis adquiram fraldas e outros produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Sintomas

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar

Transmissão

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe. O período médio de incubação por coronavírus é de cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

*Fonte: Ministério da Saúde

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem