ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova projetos de ações de voluntariado e assistência social

18 de março de 2020, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem votou, nesta terça-feira (17/03), dois projetos do Poder Executivo, ambos em segundo turno e redação final. O primeiro, o PL 001/2020, institui no município a Política Municipal do Voluntariado Transformador e exercício de cidadania.

Composto de oito artigos, o projeto estabelece uma série de objetivos e ações que a Prefeitura deverá promover para incentivar a prática do voluntariado e a interação entre poder público, cidadãos, empresas privadas e entidades do terceiro setor, partindo do princípio de que o voluntário pode ser um grande aliado do Estado na implementação de políticas públicas.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pasta responsável pelas principais ações a serem desenvolvidas pelo Executivo no incentivo às práticas voluntárias, vai contribuir com os objetivos do projeto de diversas formas.

Além de oferecer capacitação a entidades sociais e gestores dos órgãos públicos que recebem voluntários, deve buscar parcerias com instituições de ensino e conselhos profissionais para fomento à participação dos estudantes e profissionais em ações de voluntariado.

Segundo a Prefeitura, na justificativa anexa ao texto do PL, a ideia é “elevar o município de Contagem à posição de destaque no país no que toca às práticas mais modernas de voluntariado transformador, possibilitando assim um crescimento sustentável de todos os índices econômicos e sociais”.

Vale ressaltar que Contagem já é uma das primeiras cidades do país a adotar o voluntariado como uma ação de política pública, por meio do movimento “Transformar Contagem”, plataforma que conecta Organizações e Voluntários na construção de uma cidade mais solidária. O projeto foi inspirado no “Transforma Recife”, que já vem trabalhando no voluntariado desde 2015.

Assistência social

O segundo projeto aprovado em segundo turno e redação final pelos vereadores foi o PL 002/2020, que autoriza o município de Contagem a se associar ao Cogemas – Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais.

Trata-se de uma Associação Civil, sem fins lucrativos que representa os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério da Cidadania e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

O valor dispensado pelo município para a participação no Colegiado é de R$ 1.500 anuais, com recursos já assegurados no orçamento pelo programa de gestão e modernização administrativa, segundo a estimativa de impacto orçamentário anexa à matéria.

* Por Lorena Carazza

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem