ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores cobram esclarecimentos sobre projeto de redução de salários dos servidores

2 de junho, por Leandro Perché

Uma reunião por videoconferência foi marcada entre os parlamentares e secretários municipais, para a próxima sexta-feira (05), às 09h, com o objetivo de debater a questão.

A Câmara Municipal de Contagem recebeu, nesta terça-feira (02/06), um projeto da Prefeitura que causou polêmica entre os servidores públicos municipais e os vereadores. Trata-se do Projeto de Lei Complementar 06/20, que determina a suspensão de 10% da remuneração líquida de alguns servidores e empregados públicos do Poder Executivo de Contagem, além do prefeito, vice, secretários municipais e equiparados que ganhem a partir de R$ 3.250.

A matéria foi lida durante a plenária por videoconferência, e os parlamentares iniciaram o debate solicitando mais explicações sobre essa medida que, segundo a Prefeitura, seria necessária “diante da queda da arrecadação em virtude da pandemia de coronavírus, e para continuar honrando o compromisso do pagamento de contratos e da folha salarial em dia”.

O vereador Alex Chiodi (SD) destacou a necessidade de um debate mais amplo, envolvendo as secretarias municipais de Fazenda, de Administração e de Governo para esclarecer a necessidade do corte na folha salarial.

“Precisamos de mais explicações sobre esse projeto que reduz o salário dos servidores públicos, incluindo os efetivos: em que termos será feito, a economia que pode gerar, de quanto foi a queda da arrecadação. Não quero fazer avaliação ainda, entendo o momento, mas temos que fazer esse debate necessário antes que ele siga a tramitação nas comissões”, solicitou Chiodi. “Algumas categorias demoram mais de 10 anos para terem esses acréscimos; por isso, precisamos de cautela na hora de avaliar esse projeto”, completou.

O líder de governo, vereador Teteco (MDB), defendeu as medidas da Prefeitura e, posteriormente, entrou em contato com o Executivo, marcando, para a próxima sexta-feira (05/06) uma reunião por videoconferência envolvendo vários secretários municipais e vereadores, para detalhamento da matéria.

“O projeto não é um simples desconto, mas uma retenção desse percentual até dia 31 de dezembro, com a expectativa de reposição a partir do ano que vem, ou até neste ano ainda, desde que a economia volte a se aquecer”, explicou Teteco. “Entrei em contato com secretários e estão dispostos a fazer essa reunião, para que possamos ter mais informações sobre o projeto antes de fazermos os debates com as entidades de classe”, acrescentou.

Daniel do Irineu (PP) ressaltou que foi pego de surpresa com o projeto, e ainda não tomou conhecimento de seu teor, mas já se posicionou “contrariamente a qualquer retirada de direitos dos servidores, sobretudo da Saúde e Educação”. Ele ressaltou, ainda, a necessidade de mais transparência sobre os gastos da Prefeitura neste período de pandemia, citando um projeto de sua autoria.

Por fim, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PL), reiterou a importância do debate amplo sobre as medidas da Prefeitura, e confirmou a realização da reunião com os representantes do Executivo. “Buscamos o debate transparente e justo que o assunto exige”, destacou.

Os vereadores Dr. Rubens Campos (PSB), Arnaldo de Oliveira (PTB) e Ivayr Soalheiro (PDT) também se pronunciaram, defendendo a avaliação criteriosa. “É importante estudar esse projeto com muito carinho e que haja participação ativa dos vereadores, pois, quando assim fazemos, o projeto sempre sai da Câmara muito melhor que chegou. E, neste caso, temos de ter sabedoria, pois não podemos retirar direitos dos servidores”, conclui Soalheiro.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem