ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão da Câmara cobrará soluções para atividades paralisadas em Contagem

18 de junho, por Leandro Perché

Primeira atividade da comissão parlamentar será reunião nesta sexta-feira (19/06), às 9h, com o Comitê de Crise da Covid-19 da Prefeitura de Contagem.

Após várias semanas de cobranças à Prefeitura de Contagem pela inclusão de pelo menos um vereador no Comitê Intersetorial de Crise da Covid-19, a Câmara criou, nesta semana, a Comissão Especial de Acompanhamento de Ações de Combate à Covid-19. Dentre seus objetivos, está debater a retomada das atividades econômicas paralisadas devido à pandemia e buscar soluções conjuntas para alguns setores específicos com mais dificuldades.

A ideia ganhou força com os debates sobre os problemas que alguns setores do comércio e serviços estão enfrentando por causa da pandemia. Na plenária virtual dessa terça-feira (16/06), dois requerimentos fomentaram a criação da Comissão: Alex Chiodi (SD) solicitou reunião com a Prefeitura, para discutir a situação das academias de ginástica; e o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PL), sugeriu alternativas para os transportadores escolares.

“É importante criar uma comissão de vereadores para debatermos a questão das academias instaladas em Contagem. A situação dos empresários que têm academias de natação e de musculação está beirando o desespero, pois são três meses completamente fechadas, sem atividades e sem perspectivas. A Câmara tem um papel importante abrindo esse diálogo, buscando uma alternativa para a retomada gradativa e com segurança”, declarou Chiodi.

Daniel Carvalho ressaltou que também já recebeu o grupo de empresários das academias e solicitou reunião com o Comitê da Prefeitura, mas não foi atendido. E acrescentou que a comissão parlamentar pode ser importante para buscar esse diálogo, levantando soluções também para outros segmentos.

“Nesta semana, recebi representantes dos transportadores escolares, que estão em condição desesperadora, pois foram os primeiros a parar, com a suspensão das aulas. Eles não conseguem se enquadrar no recebimento do auxílio emergencial, não têm nenhum tipo de ajuda ou previsão de retorno, e não podem realizar nenhuma outra atividade. Por isso, solicitei que eles possam, temporariamente, fazer o transporte suplementar de passageiros no município, dentre outros benefícios”, destacou Carvalho. “A comissão será importante também nessa discussão”, completou o parlamentar.

Reunião com o Comitê

Atendendo às solicitações, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, criou a Comissão Especial de Acompanhamento de Ações de Combate à Covid-19, compondo-a com os vereadores que pediram sua inclusão: Arnaldo de Oliveira (PTB), Silvinha Dudu (PV), Dr. Rubens Campos (PSB) e Vinícius Faria (PRB), além de Alex Chiodi, que presidirá o grupo. E solicitou que o líder de governo, Teteco (MDB) marcasse reunião com o Comitê da Prefeitura.

“Vamos cobrar informações do Comitê de Crise, porque nossos cidadãos não sabem o que fazer, se podem abrir o comércio, como lidar com as medidas de restrição e com a reabertura”, destacou Silvinha. “São muitos segmentos com problemas e precisamos de respostas da Prefeitura, pois o vereador Vinícius Faria cansou de pedir a inclusão de um representante da Câmara no Comitê de Crise, e nunca foi atendido”, acrescentou Chiodi.

Desta forma, a primeira atividade da comissão parlamentar já está prevista para esta sexta-feira (19/06), às 09 horas. Trata-se de reunião com o Comitê Intersetorial de Crise da Covid-19, para debater as medidas de prevenção ao novo coronavírus, o cronograma de retomada das atividades econômicas e as alternativas para os segmentos com mais dificuldades. A atividade por videoconferência será transmitida ao vivo na página da Câmara no Facebook.

Veja mais notícias

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza

Câmara recebe Fórum Mineiro Encerramento de Mandato e Fechamento de...

A Câmara Municipal de Contagem realiza, em parceria com a Brasil Master, na próxima segunda-feira (17/06), das 08h às 17h, o Fórum Mineiro Encerram...

13 de junho, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem