ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Saúde, segurança, chuvas e habitação são temas em destaque na Câmara

27 de outubro, por Leandro Perché

A plenária desta semana na Câmara Municipal de Contagem ficou marcada pelo debate de temas relevantes para os contagenses, dentre os mais de 70 requerimentos e indicações apresentados pelos parlamentares.

Em destaque, solicitações de um plano de ações e medidas de prevenção contra as consequências das chuvas; a necessidade de intervenções de acolhimento para a população em situação de rua, além de mais policiamento para coibir ações criminosas relacionadas; o anúncio do início das obras da estrutura da antiga UPA JK, para a instalação de centro de prevenção e diagnóstico de câncer; e informações sobre o programa Bolsa Moradia.

Dois requerimentos apresentados pelo vereador Pastor Itamar trataram de solicitações envolvendo a praça Paulo Pinheiro Chagas, no Novo Eldorado. O autor destacou que a população do entorno tem reclamado de moradores de rua e outras pessoas que frequentam a localidade, com relatos de uso de álcool e drogas, gerando insegurança. Nesse sentido, pede maior presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar, além da ação de profissionais de serviço social dos Centros Pop para dar atenção às pessoas em situação de rua.

Outros vereadores destacaram que esse é um problema crônico e crescente em todo o município, e que há necessidade de mais investimento em políticas públicas nesse sentido e de reformulação na rede de amparo e apoio à população de rua em Contagem. Houve também registro da urgência de uma abordagem integral da questão, “considerando que um problema gera o outro: a falta de habitação e de emprego, a droga, a bebida, a violência”.

Saúde

Em relação à Saúde, o vereador Alessandro Henrique anunciou as obras do primeiro centro de oncologia da cidade, onde funcionava a antiga UPA JK, no Eldorado, e pediu que a estrutura receba o nome do ex-vereador João Bosco New Texas, que faleceu no ano passado em decorrência da doença.

“É uma conquista grandiosa, porque, segundo a OMS, oito milhões de pessoas morrem por ano vítimas do câncer em todo o mundo. Somente no Brasil, são 200 mil pessoas todo ano. Mas pesquisas demonstram também que até 90% dos casos podem ser curados se descobertos precocemente. Daí a importância desse equipamento para o diagnóstico precoce, podendo salvar milhões de vidas”, destacou Alessandro, acrescentando o centro é uma luta sua, desde que assumiu a cadeira na Câmara, após o falecimento de João Bosco.

Alguns parlamentares pediram a palavra para enaltecer tanto a luta pela instalação do centro de prevenção e diagnóstico do câncer, quanto a homenagem ao ex-vereador. O vereador e médico Dr. Rubens Campos contou que passou pelo tratamento da doença em duas ocasiões pelo SUS, e destacou a importância do diagnóstico precoce.

Habitação

Na área de infraestrutura e habitação, o presidente da Câmara, Daniel Carvalho, cobrou um plano de ações preventivas para o próximo período chuvoso, incluindo aparelhamento da Defesa Civil, mapeamento das áreas vulneráveis, criação de cronograma de ações preventivas – com limpeza e desobstrução de bueiros e galerias, desassoreamento de córregos, tapumes em área de risco e treinamento da população. Ele lembrou que fez a mesma solicitação no ano passado, “mas nada foi feito, acontecendo tragédias”.

Lembrando dos desabrigados pelas últimas chuvas, o vereador Vinícius Faria pediu urgência nas medidas preventivas, e destacou a necessidade de regularização dos pagamentos do programa Bolsa Moradia, que atende esse público, com um auxílio de R$ 700 no aluguel.

Em resposta, o vereador Zé Antônio do Hospital, presidente da CPI que apura irregularidades no programa municipal de habitação, pontuou que os pagamentos dos benefícios do Bolsa Moradia estariam regulares para os inscritos do Vila Esperança e do Morro dos Cabritos; mas que poderia haver atrasos para a Vila Itaú, que seria de responsabilidade do Estado, e da ocupação William Rosa, cujo “terreno estaria ligado à União”. Sobre a CPI, relatou que as informações foram repassadas para as autoridades.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem