ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores cobram medidas preventivas contra problemas causados pelas chuvas

24 de novembro, por Leandro Perché

O período de chuvas se aproxima e com ele a sensação de insegurança toma conta dos moradores de Contagem. No início deste ano, muitos alagamentos foram registrados e muitos prejuízos contabilizados. Com essa preocupação, e para que os problemas não se repitam, os vereadores apresentaram, na plenária desta terça-feira (24/11), dentre dezenas de requerimentos, muitas solicitações voltadas para a prevenção contra danos causados pelas chuvas.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PL), que já havia cobrado do Executivo, nas últimas semanas, a apresentação de um plano de ação de prevenção de danos, deu destaque a mais requerimentos sobre o assunto. O parlamentar reforçou o pedido de limpeza em todo sistema de drenagem do município. Em especial, reivindicou que o processo de desentupimento dos bueiros e bocas de lobo, em pontos críticos de alagamento, fosse intensificado.

Zé Antônio do Hospital (PT) e Vinícius Faria (Republicanos) destacaram a necessidade de intervenções urgentes, diante da ocorrência de chuvas que já têm gerado transtornos para a população. “Fizemos vários requerimentos nesse sentido para Nova Contagem, e precisamos de ações em toda a cidade, de manutenção da drenagem e troca de grades”, disse o primeiro.

“É uma vergonha, pois estamos pedindo isso o ano inteiro e não podemos esperar mais, pois as chuvas estão aí já causando problemas”, pontuou Faria. “Muitos comerciantes, que pagam impostos caros, têm tirado dinheiro do próprio bolso para limpar bueiros, além de ter que implorar para que a Prefeitura faça uma obra como solução paliativa para as chuvas”, completou.

Dando sequência, Daniel Carvalho anunciou que uma obra muito cobrada pelos vereadores foi iniciada nas últimas semanas: a contenção da Umei Lúcio de Abreu, que teve parte de sua estrutura afetada pelas chuvas no início deste ano. “Quero parabenizar a Secretaria de Obras por essa intervenção, pois corríamos o risco de perder um equipamento de educação que ainda nem foi usado. Mas também a questiono por não ter iniciado ainda as obras de contenção do entorno da Capela Santa Helena e do campo do Ipiranga”.

O vereador Alex Chiodi (SD) reforçou a necessidade urgente dessas obras de reforma e contenção citadas pelo presidente da Câmara. “Se tivermos chuvas consideráveis neste período, tanto a capela do Santa Helena quanto as residências no entorno do campo do Ipiranga não resistirão”, completou.

Processo eleitoral

Os parlamentares aproveitaram as presenças dos novos vereadores eleitos Léo da Academia (PL) e Ronaldo Babão (Cidadania), e da candidata a vice-prefeita, Maria José Chiodi (SD), derrotada no primeiro turno, para abordarem os resultados do processo eleitoral em Contagem. O vereador Ivayr Soalheiro (PDT) também esteve presente, após retornar de licença da Câmara e não ter êxito no processo eleitoral para a Prefeitura de Contagem.

Capitão Fontes (Podemos) e Arnaldo de Oliveira (PTB), além da ex-vereadora Maria José, utilizaram o Grande Expediente da Câmara para fazer uma avaliação positiva da campanha eleitoral, apesar dos problemas e dificuldades de cada um. “As divergências não podem ser maiores do que os interesses da cidade e da nossa população”, resumiu Fontes.

Foto de capa: Luiz Henrique Grossi/PMC

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem