ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão Especial se reúne novamente e discute ações preventivas e emergenciais das chuvas e áreas de risco

14 de janeiro de 2021, por lorena.carazza

A Comissão Parlamentar Especial que vai acompanhar as ações do Comitê Gestor de Área de Risco se reuniu nesta quarta-feira (13/01) com representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e com a prefeita Marília Campos (PT).

Há 12 dias integrando o Comitê Gestor de Área de Risco (CGAR), a Subsecretária de Defesa Civil, Ângela Gomes, apresentou as primeiras ações do comitê. “Chegamos no período em que as chuvas já estão ocorrendo e tivemos que tomar medidas emergenciais. Uma delas é a criação da Patrulha de Riscos, que irá percorrer a cidade identificando os locais que precisam de intervenção imediata”, explicou.

O vereador Ronaldo Babão (Cidadania) questionou se tais medidas já foram implantadas, uma vez que há pontos críticos que parecem não estar sendo atendidos. “Passei hoje por um desses pontos no Bernardo Monteiro, que necessita de intervenção adequada. No bairro Fonte Grande também há uma área, na Rua Anjo da Guarda, que precisa de atenção”, afirmou.

A Secretária de Defesa Social, Paola Soares, apresentou as ações que já se iniciaram e ressaltou a importância de um trabalho em conjunto. “Precisamos do envolvimento da Câmara, das Regionais, das Secretarias e da população para agir com rapidez e eficácia”, salientou.

Nesse sentido, o vereador Léo da Academia (PL) lembrou que os vereadores, por estarem em contato direto com as pessoas, recebem todos os dias demandas que, uma vez atendidas, auxiliariam na prevenção de acidentes provocados pelos temporais.

“Todos os dias recebo pedidos de poda e corte de árvores e quero aproveitar a oportunidade para solicitar uma atenção do Executivo em relação à quantidade de biólogos para prestar atendimento na Secretaria do Meio Ambiente. Eram três e atualmente há uma bióloga atendendo, o que torna o processo extremamente demorado”, disse.

Outra reivindicação foi feita pelo vereador Carlin Moura (PDT): um planejamento para casos de desalojamento. “É urgente pensar em como serão abrigadas pessoas que porventura tiverem suas casas interditadas ou até destruídas por causa das chuvas. Temos um elemento novo esse ano que é a pandemia. Não é possível mais abrigar pessoas juntas nas escolas e igrejas devido ao novo coronavírus. Precisamos de um plano de ação”, cobrou.

O posicionamento do vereador foi reforçado pelo Corpo de Bombeiros: “Precisamos imediatamente definir qual escola receberia essas pessoas, qual protocolo da Covid-19 seria seguido. Necessitamos, por exemplo, de uma ação da Secretaria da Saúde para nos auxiliar nesse protocolo”, afirmou a Major Stella Vieira, representante do Comando do 2º BBM.

A vereadora Moara Saboia (PT) ressaltou ainda a importância de, além da implementação de medidas emergenciais, trabalhar para desenvolver um plano de ação para os próximos anos. “Não queremos ano após ano ter que ficar agindo para apagar incêndios, a prevenção é essencial para evitarmos as tragédias a que temos assistido constantemente no período das chuvas”, destacou.

Assim, a prefeita Marília Campos defendeu a volta do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC), para promover a integração da Defesa Civil, empresas, escolas, comunidade e instituições em geral, a fim de garantir uma ação conjunta de toda a sociedade nas medidas de prevenção.

“Em curto prazo instituímos a “Patrulha de Riscos” e contamos com a ajuda dos diversos órgãos, representantes e população. A formação dessa Comissão é muito importante para nos auxiliar nesse momento. A médio e longo prazo, vamos trabalhar no planejamento e prevenção”, concluiu.

Para acionar a Defesa Civil, basta discar 199 ou 198. O atendimento é 24 horas.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem