ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Presidente da Câmara recebe secretária de Defesa Social

29 de janeiro de 2021, por Leandro Perché

A secretária municipal de Defesa Social, Paola Soares, visitou o presidente da Câmara de Contagem, Alex Chiodi (Solidariedade), nesta quinta-feira (28/01). O encontro teve o objetivo de apresentar a nova gestão da Secretaria e posicionar o Legislativo sobre as ações de defesa social. Participaram da reunião o novo comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Silva, a subcomandante Anita Domingos, e o assessor da Secretaria de Defesa Social, Bruno Oliveira.

Paola explicou que, neste primeiro momento, além de medidas emergenciais, necessárias devido às tempestades no período, a Secretaria está passando por uma reestruturação. “Uma nova equipe está sendo montada e a gente precisou trabalhar em ações de pré-desastre e concentrar esforços para montar um time de profissionais qualificados. Temos muitos desafios, como planejamento e prevenção, ajustes no auxílio moradia, entre outros”, disse ela, justificando o não comparecimento às reuniões da Comissão Especial da Câmara que vem acompanhando as ações de prevenção aos impactos das chuvas no município.

Chiodi aproveitou a ocasião para cobrar ações em pontos específicos, que têm apresentado problemas de alagamento com frequência: “Vila São Paulo, Av. Severino de Ballesteros, Av. Helena de Vasconcelos Costa e a própria Trincheira do Itaú são locais que precisam de monitoramento constante para interdição imediata em caso de chuva forte. Em uma nova oportunidade, a Comissão trará questões como essas, que já adianto aqui”.

Em resposta, o comandante Wedisson Silva garantiu que um plano de monitoramento está sendo finalizado e que viaturas da Guarda Civil de Contagem serão deslocadas aos pontos críticos, a fim de realizar interdições antes que ocorram alagamentos, evitando, assim, acidentes.

O presidente da Câmara indagou, ainda, quais providências têm sido tomadas a respeito da Vila Frigo Diniz: “Recebemos inúmeras reclamações de tremores no local, e os moradores estão com medo”.

A secretária de Defesa Civil informou que se trata de uma área construída sobre um aterro e que está em constante monitoramento. “De fato, temos grandes problemas em Contagem, problemas estruturais históricos. A Frigo Diniz é uma panela de pressão, há, por exemplo, casas que já foram condenadas, mas pessoas voltaram a ocupar porque não houve a demolição. Por isso, o monitoramento lá é contínuo. A intervenção pública precisa ser eficaz e em parceria com as várias instituições para que, mais do que medidas paliativas, tenhamos uma rede de prevenção e conscientização”, defendeu.

Por fim, Chiodi colocou a Câmara à disposição para auxiliar a Secretaria de Defesa Social e a Guarda Civil de Contagem, e convidou seus representantes para participarem da primeira reunião plenária da 19ª Legislatura, que acontecerá na próxima terça-feira (02/02). O comandante Wedisson e a subcomandante Anita entregaram ao vereador o convite para a solenidade de transição de comando, que seria realizada nesta sexta-feira (29/01).

Passagem de Comando

O presidente Alex Chiodi, participou nesta sexta-feira (29) da solenidade de troca de comando da Guarda Civil de Contagem.  Na ocasião, assumiram o comandante Wedisson Silva e a subcomandante Anita Domingos, primeira mulher a ocupar esse posto no município.

Representando o Legislativo, Chiodi cumprimentou o novo comando: “É um orgulho presenciar uma mulher assumindo pela primeira vez o subcomando. Esse protagonismo feminino, que temos visto também na Câmara – que vem ampliando o número de vereadoras – mostra a importância das mulheres. Em nome de todos os vereadores, desejo muito sucesso à subcomandante Anita e ao comandante Wedisson neste novo desafio”, concluiu.

* Por Erica Lima.

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem